quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Chuva em Fevereiro está 3 vezes acima da média

Se tivermos em conta o mês de Janeiro, valor é já superior ao total registado em 1986







Os valores da precipitação do último mês e meio já ultrapassaram, neste momento, os totais registados em alguns anos. Embora estejamos na época da chuva, os dados do Observatório Meteorológico do Funchal revelam que só no mês de Fevereiro, entre os dias 1 e 17, foram registados 334,4 milímetros. Trocado por miúdos, equivale a dizer que é quase metade daquele que constitui o valor de referência anual, situado nos 615 mm e um valor mais elevado do que, por exemplo, o total registado em todo o ano de 1986, em que a precipitação andou nos 310,8 mm.
Mas, os valores podem ainda subir, tendo em contaas previsões para os próximos dias. «A época das chuvas ainda não terminou e o inverno também não. Estamos com chuva desde 15 de Dezembro a 15 de Janeiro, e depois de 1 de Fevereiro até agora. Uma previsão a longo prazo (10 dias) aponta para que ocorra precipitação, sendo mesmo forte no sábado», afirmou Victor Prior, delegado regional da Madeira do Observatório, que adverte também para uma baixa da temperatura a partir da tarde de hoje, com possibilidade de queda de neve, devido a uma corrente fria polar marítima vinda de norte.
Esta situação de chuva contínua está associada, essencialmente, à passagem de superfícies frontais, sendo que nos passados dias 1 e 2 de Fevereiro, a forte precipitação ficou a dever-se a uma depressão sub-tropical que se formou a sul da Madeira e passou sobre a ilha.

2010 com quarta maior marca
para o mês de Fevereiro


No mês de Dezembro, o Observatório Meteorológico registou no Funchal (concelho que acaba por ser um indicativo para a Região) um total de 286,1 milímetros de precipitação. Um valor muito acima da média para este mês (106,2 mm) como também a igual período de 2008, em que se registou 154,1 milímetros. Aliás, este constitui o valor mais alto para o mês em causa desde que há registo, o mesmo é dizer, desde 1949. O valor mais aproximado foi apurado em 1977, com 277,6 mm.
Já o mês de Janeiro foi de contrastes. Este ano, os valores subiram até aos 109,1 milímetros, sendo que em Janeiro de 2009 foram registados 37,4 mm. A média é de 90,4.
Quanto a Fevereiro, entre os dias 1 e 17, foram já registados 216,8 milímetros de precipitação, num mês em que a média situa-se nos 66,6 mm. Ora, esta constitui a quarta maior marca neste mesmo mês, sendo que a mais elevada diz respeito ao ano de 1969 com 438 mm (aliás, o valor mais alto de sempre na Região desde que há registo). De salientar que entre as 9 horas do dia 1 e as 9 horas do dia 2 foram registados 111 mm.
A evolução da precipitação registada no Funchal apresenta grande irregularidade não sendo possível verificar tendências significativas no seu valor médio. Ainda assim, entre 1949 e 2009, este valor situava-se nos 615 mm. Porém, em 1969, a quantidade de precipitação foi de 1006,2 mm.
Apesar dos valores já registados em Fevereiro e das previsões não serem animadoras para os próximos dias, Victor Prior diz que «não é possível ainda concluir que o ano de 2010 venha a ser, em termos de quantidade de precipitação, muito diferente dos anos anteriores ou com um grande desvio em relação ao valor médio».



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos