domingo, 7 de fevereiro de 2010

Um cargueiro na Pontinha


Operação de abastecimento no porto do Funchal traz cargueiro

Data: 07-02-2010



Depois da transferência definitiva dos navios de carga do porto do Funchal para o do Caniçal (Outubro de 2005), o movimento portuário no principal porto da Região tem sido, em regra, limitado a escalas de paquetes, ferries, iates e navios de guerra. No entanto, essa regra será hoje 'quebrada' atendendo à presença na Pontinha de um navio de carga geral, em escala considerada de reabastecimento de combustíveis.

José Virgílio, da Portmar, o agente de navegação que acompanhará a escala do 'MV Staris', esclareceu a nossa reportagem "tratar-se de uma breve passagem, apenas o tempo suficiente para proceder ao reabastecimento de combustível, cerca de 20 toneladas de fuel. Depois de concluída a operação de reabastecimento o navio prosseguirá o seu rumo com destino ao porto de Casablanca".

O 'Staris' está a cruzar o oceano Atlântico, pois é procedente de New Orleans, nos Estados Unidos da América, e atracará na Pontinha às 13 horas. Depois de concluir as operações de reabastecimento, o navio soltará amaras da Pontinha e tomará rumoao porto marroquino.

Sobre o 'Staris', de referir que opera para a 'Onego Shipping' e é um dos 30 navios que constituem a frota desta companhia, na sua maioria em regime de afretamento. Foi construído em 1985 e navega presentemente com bandeira Lituana.

Com 123,3 metros de comprimento por 20 de boca (largura), tem uma arqueação bruta de 6.994 toneladas. Está equipado com três guindastes, com braço articulado, de 25 metros de comprimento, posicionados a bombordo.

'AIDAluna' com 2.50 turistas

A outro nível, registe-se o regresso à Pontinha do paquete 'AIDAluna' que tem chegada anunciada para as 13 horas de hoje. Como sempre acontece, o mesmo tem procedência do porto de Tenerife e prolongará esta sua escala na Região até às 17 horas de amanhã, zarpando com destino ao porto de La Palma, nas Canárias. A bordo viajam cerca de 2.250 turistas alemães e ainda 634 tripulantes.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos