Entre 7 de Março e 7 de setembro, 21 maravilhas serão submetidas à escolha do público
Data: 07-02-2010
De entre as ainda nove candidaturas da Região ao concurso das Maravilhas Naturais de Portugal, pelo menos a Floresta Laurissilva deverá chegar à fase final da competição na categoria de 'Florestas e Matas'. A convicção é de João Correia, director regional do Ambiente e um dos especialistas de todo o país que foram convidados a definir a lista de 77 candidatos ao concurso que será hoje divulgada.
Embora admita que é "difícil comparar a riqueza do património natural em si", tendo em conta que há candidatos em diferentes categorias, o director regional admite que "na categoria de Florestas e Matas, a Laurissilva tem uma importância biológica significativa e em termos nacionais não se encontram outros exemplos de locais com tanta biodiversidade e riqueza natural".
Aliás, não é por acaso que Floresta Laurissilva, endémica da Macaronésia, já foi considerada como Património Mundial Natural pela UNESCO. "Seria uma injustiça que a Laurissilva não chegasse à fase final", acrescenta.
Quanto às restantes oito candidatura da Região, onde se incluem as reservas naturais das Desertas e das Selvagens, sítios de grande riqueza geológica como o Pico Ana Ferreira ou o Cabeço das Laranjas e até mesmo a praia do Porto Santo (vide explicação ao lado), o director regional do Ambiente sublinha que todos eles são "belezas naturais incomparáveis".
Admitindo que depois de analisar todas as candidaturas de todas as regiões do país (mais de 300), questionou o facto de não terem avançado outros 'concorrentes' do Arquipélago da Madeira que não ficam atrás em termos de beleza e património natural, João Correia mostra-se satisfeito com os actuais nove representantes e diz que é "uma amostra bastante significativa, principalmente tendo em conta que provêem de um território de reduzida dimensão, em relação ao todo nacional".
E independentemente do resultado final, o responsável salienta a importância da iniciativa em termos da divulgação das belezas naturais existentes em todo o país. "Este concurso tem o mérito de fazer a população conhecer um pouco mais o nosso país e isso é muito positivo", acrescenta.
Votação pública a partir de Março
Depois da apresentação do passado dia 7 de Janeiro, quando foi apresentada uma listagem de 323 candidaturas devidamente validadas, um painel de 77 especialistas, representantes de várias áreas científicas e de todo o país, esteve a definir uma lista de 77 candidaturas (11 por categoria) que serão reveladas hoje.
No próximo dia 7 de Março serão então revelados os 21 finalistas (três por categoria). Este último grupo, que será alvo de votação electrónica do público até ao dia 7 de Setembro (no site www.7maravilhas.sapo.pt/), terá de incluir pelo menos um local de cada uma das sete regiões portuguesas (Açores, Alentejo, Algarve, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Madeira e Norte) para assegurar a representatividade de todo o país.
O concurso integra sete categorias: Zonas Marinhas, Zonas Aquáticas Não Marinhas, Grutas e Cavernas, Praias e Falésias, Florestas e Matas, Grandes Relevos e Áreas Protegidas.
As '7 Maravilhas Naturais de Portugal' serão conhecidas a 11 de Setembro, numa cerimónia que vai decorrer nos Açores.
As nove maravilhas da região
Ilhas Selvagens
Situadas a cerca de 163 milhas da Madeira representam o extremo sul do território nacional. A Reserva Natural das Selvagens foi criada em 1971, sendo uma das mais antigas reservas de Portugal.
Ilhas Desertas
Reserva Biogenética desde 1992 e Reserva Natural desde 1995, as Desertas constituem um dos últimos redutos do Lobo-marinho. São também um importante centro de nidificação de aves marinhas.
Floresta laurissilva
Considerada Património Natural Mundial pela UNESCO e classificada como Reserva Biogenética do Conselho da Europa, a Laurissilva é a floresta endémica da Macaronésia.
Cabo girão
Localizado no concelho de Câmara de Lobos é o promontório mais alto da Europa com 580 metros de altitude. O miradouro do local é um dos mais procurados.
Fajã dos Padres
Estreita faixa de terra junto ao mar, sob uma falésia de aproximadamente 250 metros de altura, esta fajã situa-se na costa sul da Ilha da Madeira e está dotada de um propriedade agrícola de excelência.
Pico Ana Ferreira
Com cerca de 283 metros acima do nível do mar é o ponto mais alto da parte ocidental da ilha. No seu pico desenvolve-se um espectacular conjunto de colunas prismáticas conhecido como 'piano'.
Praia do Porto Santo
Estendida ao longo de nove quilómetros entre a Vila Baleira e a Ponta da Calheta, a praia de areia dourada é um dos atractivos do Porto Santo, também pelas capacidades terapêuticas das areias.
Cabeço das Laranjas
No ilhéu de Cima (Porto Santo) é possível observar um espectacular afloramento de fósseis de algas vermelhas localmente denominados como 'laranjas' pela sua enorme semelhança com este fruto.
Galerias do Ilhéu da Cal
No maior ilhéu do Porto Santo, onde a indústria de extracção calcária teve início no séc. XVIII, existem hoje magníficas galerias onde é possível observar, escoadas lávicas submarinas e cinzas vulcânicas.
DN Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos