No Espaço Infoart
A exposição “Caneca Furada no Carnaval da Madeira”, inaugurada ontem no Espaço Infoart, na Avenida Arriaga, assinalou a abertura oficial do programa das “Festas de Carnaval”, promovido pela Secretaria Regional do Turismo e Transportes.
A cerimónia inaugural da mostra da Caneca Furada foi presidida pela secretária regional do Tursimo e Transportes, Conceição Estudante, que, na ocasião, realçou o facto de esta iniciativa ter como objectivo «reviver a história do Carnaval na Madeira e, ao mesmo tempo, mostar às novas gerações o percurso de uma festa que, hoje, é um cartaz turístico consolidado».
Facto este, salientou a governante, que se deve sobretudo «ao entusiasmo dos responsáveis e de todos os elementos das trupes».
Nesta exposição, descreveu, «visualizamos não só a evolução dos trajes, da moda e do tema de cada uma das épocas referenciadas, mas também a forma como as pessoas participavam nos cortejos...».
A mostra traça o percurso de 30 anos da trupe orientada por Ferdinanda Sousa, apresentando trajes, usados em corsos carnavalescos, nomeadamente pela responsável do grupo, e um vídeo. O historial da Caneca Furada pode ser (re)visto no Espaço Infoart até ao término da época de Carnaval.
Lembramos, como o JM já anunciou, que a Caneca Furada levará a Orquestra Clássica da Madeira ao “Grande Cortejo de Carnaval”, no próximo dia 13.
De salientar que esta exposição vem na sequência de uma iniciativa anual da Direcção Regional do Turismo, que dá a oportunidade a um dos grupos participantes no "Grande Cortejo de Carnaval" de mostrar o seu percurso. A ordem da trupe para exibição é feita em consonância com a data da sua criação.
Jornal da Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos