quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

“Calor” do Natal atrai turistas

NATAL 2009 - Dimensão das iluminações natalícias na baixa do Funchal “enchem o olho” e o coração






As decorações de Natal nas ruas da cidade do Funchal representam algo “mágico” que todos os anos faz a delícia, não só dos madeirenses mas, sobretudo, dos turistas que nos vêem visitar.
Uns já são visitantes assíduos, nesta época, outros há que dão o benefício da dúvida e vêem ver com os próprios olhos, as maravilhas que da Madeira ouvem dizer lá fora, desta Pérola do Atlântico que, no Natal, brilha mais do que nunca.
O JORNAL da MADEIRA saiu à rua, no final da tarde de ontem, quando as luzes estavam prestes a acender, para brilharem no anoitecer do dia. Por entre as dezenas de pessoas que saíam do trabalho para regressarem às suas casas, destacavam-se outras dezenas de turistas que, na calma das férias, apreciavam de uma melhor forma, as luzes, as cores, os objectos decorativos que surgem um pouco por toda a cidade. Tudo brilha desde as esquinas das ruas, às montras, às próprias ribeiras que já estão engalanadas com mantos de luz, tecidos com dezenas de fios.
Junto à Sé encontramos duas turistas francesas, vindas directamente de Paris, que se encontram na Madeira pela segunda vez. Bousseyroux Solange e Valery Michele são duas grandes amigas que gostam de viajar pelo mundo e aproveitavam o cair da noite para captarem imagens das decorações nas ruas. Estavam encantadas e rendidas ao brilhar das dezenas de lâmpadas coloridas, que decoram as centenas de peças que surgem dependuradas por todo o lado.
Satisfeitas com este espectáculo nocturno, apontaram que a decoração e o ambiente na Madeira, nesta época, são só comparáveis aos Campos Eliseos, em Paris, que surgem este ano “pintados” de azul.
Bousseyroux Solange adiantou que “as decorações de Natal são muito bonitas”, ao mesmo tempo que lamentou o facto de não terem chegado mais cedo ao Funchal para apreciarem a cidade. Da primeira vez que visitaram a Madeira, vieram no mês de Setembro. “Gostamos imenso”, recordou Valery Michele. Traziam a nostalgia, sobretudo, do clima, do sol, das flores e da beleza do Funchal como também do resto da ilha, de maneira que pretendem, durante esta estadia, percorrerem a Madeira, de ponta a ponta. Da próxima vez, pretendem vir por altura da Festa da Flor.
Ray and Lina Catton estavam, igualmente, encantados com a decoração natalícia. Este casal inglês está na Madeira pela 12.ª vez, mas esta é a primeira que estão na ilha, “na época de Natal, por causa das luzes”, apontou Ray Catton.
Confessaram adorar esta terra, sobretudo, nesta altura. “Já sabíamos que era assim, apesar de nunca termos visto antes”, salientou.
Adiantaram que “na Inglaterra, cada cidade tem a sua própria decoração, mas não com esta dimensão, aqui há mais luzes e o tempo é adorável, na Inglaterra é muito frio, cerca de 3.º C”.
Regressam no próximo domingo à sua terra natal, com o quentinho madeirense na memória. “Vamos regressar ao frio”, exclamou Lina Catton cuja descendência italiana fá-la aperceber-se de algumas palavras em português. Parte com o desejo de, juntamente com o marido, regressar numa próxima oportunidade para verem o espectáculo do fim-de-ano.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos