Medida Solar Térmico 2009 dá vantagens fiscais termina no final deste ano
Data: 07-12-2009
Com o slogan "A Energia Solar quando nasce é para todos" e garantindo muitas vantagens fiscais, nomeadamente na dedução das declarações de IRS, muitos madeirenses convenceram-se que era desta que iriam adoptar os painéis solares como fonte de poupança de energia. Até 30 de Novembro, já eram mais de 2.000 os que já tinham beneficiado da Medida Solar Térmico 2009.
Sabendo que até final do ano, podem beneficiar de uma redução de 50% do valor da aquisição de painéis solares térmicos para particulares (também há facilidades para instituições de solidariedade e associações desportivas), desde o início do ano e até o final do mês passado, 1.907 famílias madeirenses já aproveitam a energia do Sol para poupar na conta do sistema de aquecimento da água usada em casa, que pode atingir em um ano uma poupança de 70%. No Porto Santo, foram ao todo 74 famílias (o projecto só beneficia um painel por cada casa).
Já no que toca a IPSS - Instituições Particulares de Solidariedade Social e Associações Desportivas de Utilidade Pública (ADUP), foram bem menos, 23, todas na Madeira.
Sabendo, Portugal é um dos países da Europa com melhor exposição solar ao longo do ano, e as ilhas desta região ainda estão mais acima na escala de aproveitamento, por exemplo em dias sem sol ou no Inverno, os painéis solares térmicos fornecem, em média, cerca de 60% das necessidade e quando não há sol, é sempre possível o recurso ao sistema de apoio entra em funcionamento.
Com um Preço de Venda ao Público (já incluído o apoio estatal), pode variar entre mais de 600 e mais de 3.300, dependendo do tipo de painel, que pode durar até 20 anos, em média, e manutenção preventiva no período de garantia de seis anos.
Para saber mais e quiçá poder ir ainda a tempo de entrar para o grupo de beneficiários da Medida Solar Térmico, vá a www.paineissolares.gov.pt ou ligue 707 200 636.
Os painéis existentes no mercado
Com uma solução mais económica, de fácil instalação, ideal para espaços mais reduzidos, como moradias unifamiliar, propôs-se duas soluções: um sistema solar compacto por termossifão e um outro por circulação forçada.
Termossifão de 200 litros: possui 1 a 2 colectores solares, depósito com 200 L de capacidade junto aos colectores, montagem em coberturas planas ou inclinadas. Indicado para casas com 1 a 3 residentes;
Termossifão de 300 litros: possui 2 a 3 colectores solares, depósito com capacidade de 300 L junto aos colectores, montagem em coberturas planas ou inclinadas. Indicado para casas com 4 a 6 residentes;
Circulação forçada de 300 litros: possui 2 a 3 colectores solares, depósito com capacidade de 300 L dentro de casa, montagem em coberturas planas ou inclinadas. Indicado para casas com 4 a 6 residentes.
DN Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos