sábado, 10 de outubro de 2009

Inaguração do Caminho do Palheiro Ferreiro/Pinheirinho e Ribeira dos Pretetes na Freguesia do Caniço (Santa Cruz)

Presidente do Governo Regional fez ontem a 70.ª inauguração desde 12 de Agosto
«Não permito insultos ao povo madeirense»






O presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, aproveitou ontem a inauguração da ligação entre o Caminho do Palheiro Ferreiro/Pinheirinho, Ribeira dos Pretetes, avaliada em cerca de 1.4 milhões de euros, para afirmar que não admite insultos ao povo madeirense.
Jardim ripostou energicamente contra aqueles que dizem existir na Madeira uma asfixia democrática: «Não permito insultos ao povo madeirense».
Depois de realçar que, com este acto oficial, concluiu um ciclo de 70 inaugurações iniciado a 12 de Agosto, o líder madeirense destacou que é desta forma que mostra a obra feita ao povo.
Tal como referiu: «Nós temos trabalho para apresentar, nós que aplicamos os dinheiros públicos, nós que com as inaugurações prestamos satisfação ao povo, mostramos o que se está a fazer».
Seguiu-se a crítica «aqueles inúteis que malbaratam os dinheiros públicos e que não têm obras para apresentar e vivem de promessas e enfiam barretes e dizem que os outros têm asfixia democrática, é um insulto ao povo madeirense».
Alberto João Jardim salientou que o desenvolvimento da Madeira, não foi só dos políticos, mas sim conseguido à custa do «trabalho de gente que suou as mãos, fez calos nas mãos, deu aqui o seu melhor», acrescentando que «dizer que estas pessoas estão sob asfixia democrática é um insulto ao povo madeirense».

Desenvolvimento da Madeira feito pelo povo

Na sua intervenção, o líder madeirense elogiou o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, José Alberto Gonçalves, e o presidente da Junta de Freguesia do Caniço, Aníbal Alves, «pela visão que tiveram na abertura desta acessibilidade fundamental para o desenvolvimento da zona alta do Caniço, no processo de desenvolvimento que, felizmente, se assiste nesta freguesia».
O líder madeirense estendeu os agradecimentos ao empreiteiro da obra (Lena Construções) e aos seus trabalhadores, enaltecendo ainda o papel desempenhado pela população na realização desta infra-estrutura rodoviária na zona alta do Caniço
«Tudo o que se tem feito na Madeira, desde escolas a centros de saúde e tudo o mais, até mesmo investimentos privados, a população tem colaborado, tem tido pachorra, mesmo às vezes porque as obras demoram mais, outras vezes porque são interrompidas. Tenho que agradecer a esta população maravilhosa, ter-nos ajudado e ter paciência para podermos levar isto até ao fim», reforçou Jardim.
O Chefe do Executivo realçou, por outro lado, que o desenvolvimento do Caniço, «cidade que se está a expandir em todos os sectores da economia», mantém uma tradição agrícola, está no segundo lugar do “ranking” dos serviços, tem um importante desenvolvimento industrial, «implicava que se abrisse mais esta acessibilidade».
Durante a intervenção, Alberto João Jardim revelou uma curiosidade cultural. O líder madeirense quis saber a origem no nome do Caminho da Ribeira dos Pretetes.
No final da cerimónia, o presidente da Junta de Freguesia do Caniço explicou a Jardim que tal devia-se ao nome de uma família, conhecida como Pretetes, que vivia na ribeira naquela zona.

Governo, Câmaras e Juntas em prol do desenvolvimento

Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, José Alberto Gonçalves realçou que a inauguração resultou de um trabalho coordenado entre diversas entidades - governo, câmara e junta.
O autarca destacou que esta infra-estrutura rodoviária constitui uma mais-valia para o parque empresarial que está em construção naquela zona, revelando que a conclusão da segunda fase da estrada deverá ficar concluída até 2011.
José Alberto Gonçalves elogiou a postura emprearial dos que apostam no Caniço (cidade mais jovem da Madeira) para empreenderem os seus negócios. «Dizer que a cidade do Caniço é apenas um dormitório é não conhecer a cidade, porque ela tem o melhor parque de hotelaria depois do Funchal, entando previstos mais alguns em breve, tem parques empresariais, tem investimento e tem população», realçou.
O autarca agradeceu às pessoas que colaboraram no alargamento da estrada. «Ainda há aqui zonas judicialmente controversas, toda a gente sabe, que não tiveram a abertura de outros, mas o Tribunal de Contas foi um parceiro neste trabalho. Se aqui estamos a inaugurar é porque o Tribunal de Contas considerou que o nosso trabalho está correcto», reforçou.

A obra

A ligação entre o Caminho do Palheiro Ferreiro/Pinheirinho e Ribeira dos Pretetes, situa-se na freguesia do Caniço, concelho de Santa Cruz. Na nova via foram colocadas redes de água potável, de águas pluviais e de iluminação e telecomunicações. Esta infra-estrutura vem beneficiar diversos aglomerados populacionais, recebeu um tapete betuminoso e tem uma extensão de 830 metros, uma faixa de rodagem de 6 metros de largura e passeio com 1,20 metros. Trata-se de um investimento público da Câmara Municipal de Santa Cruz, que ascendeu a 1.3 milhões de euros.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos