Autarquia do Porto Santo aposta na recuperação de prédios degradados e arranjo de fachadas
A Câmara Municipal do Porto Santo vai elaborar o Plano Municipal de Redução do Ruído, definindo os lugares onde se pode fazer animação nocturna. Paralelamente, a autarquia liderada por Roberto Silva continua o processo de revisão do Plano Director Municipal e prepara o projecto de revitalização da cidade do Porto Santo.
Um projecto de revitalização que inclui o parque urbano, a recuperação dos prédios degradados, o arranjo de fachadas, a requalificação de imóveis e a eliminação de barreiras arquitectónicas.
Também será estabelecido um protocolo com empreiteiros no âmbito de um projecto a lançar, denominado «Construir com arte e qualidade».
Roberto Silva fala ainda em potenciar intervenções urbanas e paisagísticas e na aquisição do terreno e melhoramento do miradouro da Portela.
Será ainda executado um jardim e estacionamento junto da Esquadra da PSP e construído o Jardim das Lombas.
Roberto Silva fala também na recuperação do Parque Florestal dos Salões, no arranjo e melhoramento dos Miradouros das Lombas, do Pico do Castelo, das Flores e dos Morenos, no arranjo paisagístico da barragem do Dragoal e zona envolvente, no arranjo de toda a zona envolvente à Capela do Espírito Santo, na recuperação do adro e zona envolvente da Capela da Graça e na classificação de imóveis de reconhecido valor patrimonial.
É ainda propósito do edil a construção de uma réplica de um Carreireiro, a aquisição e recuperação de uma casa de salão com eira, a elaboração de um roteiro etnográfico e a recuperação da Capela de Santa Catarina e dos fontenários do Porto Santo.
No domínio das Novas Tecnologias, realce-se o Projecto Porto Santo Digital (Ilha Wireless), com a apresentação da Nova Página de Internet do Município, a criação de dois espaços de Internet (Camacha e Espírito Santo), informatização dos serviços de obras particulares e urbanismo, operacionalização do Sistema de Informação Geográfica e dinamização do «espaço Tec» e implementação do projecto «Informática para todos».
A Câmara vai ainda promover a Ecoteca do Porto Santo como pólo de Educação Ambiental, envolvendo todas as faixas etárias, reforçar a Educação Ambiental ao nível da separação dos resíduos (população e estabelecimentos comerciais) e rever o Regulamento de Resíduos Sólidos da Ilha do Porto Santo e criar uma equipa fiscalizadora para o seu cumprimento.
Também apostar-se-á na melhoria da qualidade estética e visual dos pontos de recolha de resíduos, em especial dos ecopontos, no ajardinamento de Jardins Municipais e Rotundas com plantas autóctones/indígenas e implementação de sistemas de rega automática, no alargamento do programa “Eco-Escolas”, na manutenção do protocolo de colaboração com a Escola Básica e Secundária Prof. Dr. Francisco Freitas Branco e na criação de uma “Loja do Ambiente”, para divulgação e informação da população.
A edilidade vai ainda implementar “Observatórios de Opinião” em matéria ambiental e “Prémios Municipais de Ambiente” e criar observatório de aves na Barragem do Dragoal, bem como também proceder à limpeza periódica dos leitos das ribeiras.
A elaboração de um Plano Estratégico para o Ambiente (Agenda 21 Local), a inclusão em Programas de Apoio Nacionais/Comunitários na Área do Ambiente, um programa de incentivo à utilização de Energias Renováveis, a protecção dos solos agrícolas de maior potencial produtivo e a promoção da agricultura biológica são outros propósitos.
Estão ainda contemplados a implementação do Geoparque do Porto Santo, a candidatura à Rede Global da UNESCO, o apoio à Investigação Científica na área da Biologia e Geologia e sua divulgação, a elaboração de um Plano Municipal de Intervenção Florestal e a definição e reabilitação de percursos pedestres.
Plano de promoção do Turismo
A Câmara Municipal do Porto Santo vai reforçar a dinâmica e a qualidade das Festas de São João e ainda vai dar continuidade à Bienal das Artes do Porto Santo.
A elaboração de uma Agenda Cultural e Desportiva Anual e a aquisição de um Coreto Móvel para as actuações da Banda Filarmónica são outros projectos da autarquia portossantense.
Na forja estão ainda a criação de um Departamento de Promoção
Turística do Porto Santo, constituição de um Gabinete de Imagem e
Informação do Município, elaboração de um Plano de Promoção do
Porto Santo nos mercados regional, nacional e internacional, participação em feiras nacionais de Turismo e dinamização dos turismos de Congressos, de Saúde e de Cruzeiros.
A elaboração de um percurso turístico no Ilhéu de Baixo (Rota da Cal), de mapas actualizados do Porto Santo e de diversas brochuras da Ilha são outras apostas da edilidade, a par da dinamização do Gabinete da Juventude da Câmara e de um protocolo com uma Escola de Formação Profissional para realizar cursos na Ilha de acordo com as necessidades.
Apoios aos jovens estudantes
Roberto Silva diz que uma das prioridades da edilidade é o apoio aos jovens estudantes.
Neste sentido, ao nível dos cursos profissionais e universitários, a edilidade contempla um subsídio em três passagens aéreas no valor de 180 euros cada, mediante Regulamento já aprovado pela autarquia.
A atribuição de duas bolsas de estudo aos melhores alunos e durante um ano, também mediante regulamento, a comparticipação no pagamento de propinas e o apoio aos jovens em Formação Profissional, aos grupos de finalistas da Escola Básica e Secundária Prof. Dr. Francisco Freitas Branco, às escolas do ensino básico do primeiro ciclo e visitas de estudo são outras medidas da CMPS.
Jornal da Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos