quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Camacha ganha espaço para crianças “especiais”

Francisco Fernandes inaugura Centro de Actividades Ocupacionais

Foi inaugurado, ontem, um novo espaço para crianças “especiais” na Camacha. Trata-se do CAO - Centro de Actividades Ocupacionais, situado paredes meias com a creche “O Brinquinho”. A cerimónia foi presidida pelo secretário regional da Educação e Cultura o qual evidenciou que o espaço vai permitir um apoio mais próximo aos jovens que tinham que se deslocar para longe de casa. A Câmara de Santa Cruz foi fundamental para tornar este projecto, tendo procedido à adaptação do espaço.




O secretário regional de Educação e Cultura enalteceu, ontem, o papel fundamental que o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz e a directora regional de Educação Especial e Reabilitação tiveram para que fosse possível abrir na Camacha o CAO - Centro de Actividades Ocupacionais.
Este novo espaço foi, ontem, inaugurado, numa cerimónia que contou com a presença das entidades da vila e do concelho, pais e familiares dos jovens e demais comunidade.
O CAO vai acolher crianças portadoras de deficiência da Camacha e arredores. Trata-se de uma infra-estrutura que está na dependência da Direcção Regional de Educação Especial e Reabilitação, da Secretaria Regional de Educação e Cultura.
Francisco Fernandes sublinhou a importância das instituições públicas (Governo e Câmaras), a este nível tendo reiterado que “têm uma missão que se sobrepõe a tudo e que norteia tudo o que se faz, que é servir as pessoas e tornar a sua vida mais fácil e ajudar os que precisam de um apoio especial”.
No caso da Camacha, apontou que há algumas famílias que têm descendentes, que precisavam de um apoio especial porque tinham que se deslocar para longe de casa, para beneficiarem dessa ajuda.
Foi possível fazer chegar este apoio a Santa Cruz, neste caso em concerto, à Camacha devido à “pré-disposição” e “diálogo” existente com o autarca de Santa Cruz e respectiva vereação. “Esta é uma obra sua, uma responsabilidade que quis assumir”, disse, dirigindo-se a Joé Alberto Gonçalves.
O autarca aproveitou a oportunidade para sublinhar que Santa Cruz “ainda precisa de mais investimento nesta área” tendo reiterado que “começar pela Camacha, uma terra que tem alguns problemas nestas áreas, facilitar o transportes destas pessoas diferentes é um grande momento deste nosso mandato” para “contribuir para uma sociedade melhor”.
José Alberto Gonçalves não conseguiu esconder a emoção que sentia na inaguração “desta que parece uma pequena obra mas é uma grande realização, uma grande oportunidade para estarmos, sobretudo, mais próximos das famílias” tendo salientado que estes jovens “são diferentes mas são seres que merecem uma atenção especial da comunidade”.
Ricardo Correia, porta-voz dos utentes manifestou a sua satisfação pelo novo espaço que “irá possibilitar a continuidade de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido connosco ao longo dos anos” para “assim cresceremos enquanto pessoas e cidadãos”.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos