domingo, 13 de dezembro de 2009

Estão já em curso as obras de requalificação do miradouro do Cabo Girão







No primeiro trimestre de 2011 a requalificação de dois milhões estará concluída


Data: 13-12-2009

Estão já em curso as obras de requalificação do miradouro do Cabo Girão, um investimento do Governo Regional que deverá demorar ano e meio a ser concretizado, num investimento global que ultrapassa os dois milhões de euros.

Se não houver contratempos, a nova imagem deste que é um dos pontos turísticos mais emblemáticos da Região, estará concluída até ao primeiro trimestre de 2011.

Além da ampliação do miradouro que será dotado de um pavimento de vidro suspenso sobre a falésia, o avultado investimento público compreende ainda a remodelação profunda de toda a área envolvente deste local panorâmico por excelência.

Até lá, haverá limitações e até interdições no acesso, conforme as obras avancem para espaços actualmente ao dispor do público. A situação mais penalizadora ocorrerá quando os trabalhos avançarem para a zona onde se situa o miradouro, espaço este cujo acesso será então interdito previsivelmente durante meio ano.

Estrada vai ser interrompida

Contudo, e para já, os trabalhos desta empreitada incidem apenas na área junto à estrada, que futuramente será desviada para um novo arruamento em execução que contorna o actual edifício de apoio ali existente, e que para já sobressai pelos muros em alvenaria de pedra.

Segundo informação prestada pela Secretaria Regional do Equipamento Social, entidade responsável pela obra, "no próximo mês de Janeiro o trânsito automóvel será interrompido no local, por um período de três semanas, com vista a restabelecer a ligação rodoviária através do novo arruamento já em construção".

Posteriormente, com o avanço dos trabalhos para a zona onde está localizado o miradouro, este também será interdito ao público. "O acesso do público ao miradouro propriamente dito, será restringido por um período previsível de seis meses, a anunciar oportunamente, aquando da realização das obras de remodelação previstas para o local", referiu fonte do gabinete de Santos Costa.

Registe-se que esta é uma empreitada, cujo prazo de execução é de 540 dias (18 meses), o que faz supor que a mesma só esteja concluída no início de 2011, uma vez que só nesta segunda metade deste ano é que as obras tiveram o seu início.

Miradouro e esplanada

Revalorizar o espaço e toda a zona envolvente é um dos objectivos deste investimento, que promete renovar e potenciar um dos pontos turísticos mais frequentados na Região.

A obra em causa compreende a criação de novas acessibilidades automóvel e pedonal, o tratamento paisagístico de todo o espaço e a construção de um edifício que englobará um posto de informação turística, centro de exposições, cafetaria, lojas e instalações sanitárias.

A intervenção mais marcante terá como objecto o próprio espaço do miradouro, que será ampliado para além do limite da própria falésia, através de uma estrutura em aço com pavimento em vidro, que acentuará a sensação de altura em relação ao mar, a qual, recorde-se é de 580 metros.

O posto de turismo e o centro de exposições ficarão no mesmo edifício, sendo este um espaço amplo e polivalente, complementado com um pequeno lago com uma queda de água.

A cafetaria terá uma esplanada suspensa sobre a ravina, de onde se poderá, mais uma vez, apreciar a espectacular paisagem oferecida pelo local que atrai muitos turistas para uma das mais belas vistas da Madeira.


DN Madeira







1. Entrada Principal

2. Miradouro

3. Núcleo Central / Zona de Estar

4. Posto de Turismo / Centro de Exposições

5. Cafetaria

6. Comércio / Lojas

7. Instalações Sanitárias

8. Zona de Estar / Jardim

9. Parque de Merendas



Estacionamento

A. Autocarros

B. Taxis

C. Particulares





Mais renders do Projecto

http://vistadaserra.blogspot.com/2009/07/requalificacao-da-zona-envolvente-do.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos