Investimentos feitos pelo Governo nos acessos viários do Funchal veio modernizar a cidade, melhorar a segurança e qualidade das estradas, em benefício dos madeirenses
Os novos acessos viários na cidade do Funchal mudaram o dia-a-dia dos madeirenses, no que toca ao tempo dispensado nas estradas e à qualidade destas. O Jornal da Madeira percorreu as principais artérias inauguradas recentemente e, a par da nova realidade viária que encontrou, notou também a mudança de visual ocorrida em zonas como a Estrada Monumental, a Ajuda, Amparo, Santa Rita, São Martinho, nó da Quinta Magnólia, acessos à via-rápida, para além da nova ligação ao Porto do Funchal. Com uma imagem mais moderna e funcional, a cidade do Funchal viu concretizadas, este ano, ambicionadas estradas.
É o caso, por exemplo, da empreitada de acesso oeste à circular do Funchal à Cota 200, que veio ligar a Estrada Monumental à via-rápida, numa extensão de 2.100 metros. Com características urbanas, tem duas vias em cada sentido de trânsito, a que acresce separador de três metros, estacionamento longitudinal e passeios de 5 metros. O projecto, a cargo da Secretaria Regional do Equipamento Social, incluiu ainda 11 ligações a vias existentes,sete rotundas, um falso túnel com 117 metros de desenvolvimento sob o Caminho de São Martinho, um viaduto de betão armado pré-esforçado em dupla curvatura com uma via, 110 metros de desenvolvimento e 30 metros de vão máximo sobre a Via Rápida, uma passagem superior pedonal metálica (incorporando um canal de rega), com vão único de 32 metros sobre a Via Rápida, vários muros de betão ciclópico, betão armado e ancorados, equipamentos de segurança, sinalização e iluminação e integração paisagística, num trabalho global orçado em mais de 10,5 milhões de euros.
Entretanto, de referir que da Rotunda da ASSICOM, encontra-se o novo acesso a São Martinho e também à via rápida. A partir da rotunda, pode-se chegar também à Nazaré. Nessa área nova, e entre as artérias de sentidos opostos, está programada a construção do Jardim do Amparo, o que, quando estiver concluído, irá dotar a zona entre as duas vias de um espaço verde e de lazer. Segundo noticiou o JM, a Câmara Municipal do Funchal, a obra vai avançar em meados do próximo ano.
Para já, e continuando a beneficiar das novas estradas, fazemos também um apontamento ao cenário que é possível ver a partir do novo Jardim junto à Igreja de São Martinho. Dali, notam-se claramente as mudanças ocorridas em termos viários, para além de vermos a área que irá ocupar o futuro Jardim do Amparo.
Outra estrada percorrida foi a que liga Santa Rita ao Madeira Shopping, com ligação a Santo Amaro, Preces e acesso local. Novamente, melhorar a mobilidade automóvel foi um dos objectivos principais do Governo para a concretização deste investimento.
Antes de seguirmos para a zona do Tecnopolo, parámos no Pico dos Barcelos, onde o nosso repórter fotográfico registou o novo visual de toda aquela área, com as novas artérias a se destacarem. Já no local, é de apontar a ligação entre aquele pólo, a universidade, as piscinas e o arquivo municipal, nomeadamente.
Seguimos depois para a ligação, em via-expresso, ao Porto do Funchal, um investimento público de 27,9 milhões de euros. Também a cargo da SRES, esta obra é estratégica e muito vantajosa em termos de descongestionamento das até então habituais vias de saída e entrada da cidade funchalense.
Com um comprimento total de 1.446 metros, a nova ligação tem início na rotunda do Porto do Funchal e fim na intersecção com o antigo Caminho do Pilar, onde começa o nó da Levada do Cavalo de ligação à Estrada da Liberdade. Novamente, houve a preocupação com os acessos à via-rápida.
Enfim, em cerca de uma hora e meia, percorremos – e parámos para pontos de reportagem – as novas estradas do Funchal. Conduzir está mais rápido e seguro.
Vias importantes para o futuro da zona do Tecnopólo
A zona envolvente do Madeira Tecnopolo tem fortes potencialidades de se desenvolver economicamente, com as novas vias recentemente inauguradas, no passado dia 7 de Outubro. O investimento do Governo Regional, superior a 4,5 milhões de euros, vem abrir caminho para o «reaquecimento económico» de toda aquela área, como destacou o presidente do Governo Regional, no discurso que proferiu na inauguração daquela obra, recorde-se.
Os novos arruamentos vieram permitir a conclusão da ligação viária entre a zona do Centro de Feiras e Congressos e Universidade a sul, até à zona a norte que liga à esquerda ao Arruamento A e à direita ao Caminho da Penteada, à zona de serviços do Complexo das Piscinas e ao Beco dos Álamos. Estas áreas ficaram assim beneficiadas pelos novos acessos.
Com estes novos troços e tendo em mente o Plano do Madeira Tecnopolo, será possível a construção de edifícios públicos previstos no programa de Governo, nomeadamente a Casa da Música, que será a principal sala de espectáculos da RAM, a expansão da Universidade da Madeira, e ainda a disponibilização à iniciativa privada de terrenos públicos, para investimentos diversos.
«Temos portanto, com esta inauguração, o reaquecimento económico de uma zona que é absolutamente importante para se continuar o ritmo de crescimento económico da Região Autónoma da Madeira», realçou o governante aquando a inauguração daquela infra-estrutura viária que mudou a imagem daquela área.
A par disso, é inegável as melhorias em termos de fluência de trânsito, para os moradores das freguesias de Santo António e de São Roque. Os moradores dessas zonas têm agora acessibilidades descongestionadas, poupam tempo e combustível, como reconheceram alguns contactados recentemente pelo JM.
Investimentos melhoraram mobilidade
O significativo investimento que o Governo Regional fez nas estradas do Funchal totalizou um valor global superior aos 64 milhões de euros. Recentemente, o secretário regional do Equipamento Social justificou, em declarações ao JM, a importância e necessidade de executar as obras que visaram melhorar a mobilidade no Funchal. «Integrados na rede de vias estruturantes da Região, os novos acessos surgem da necessidade de assegurar uma resposta adequada ao acréscimo da mobilidade e do congestionamento rodoviário decorrente do aumento da densidade automóvel e da concentração urbana», explicou.
Luís Santos Costa disse ainda que as novas vias vêm permitir uma maior economia de tempo e de meios e assegurar uma melhor acessibilidade e boas condições de segurança. «Estas novas estradas postas ao serviço este ano, vão de encontro às legítimas aspirações da população e assumem fundamental importância para o crescimento e para o desenvolvimento não só local, mas também regional», enalteceu o governante.
De recordar que, desde o início do ano, o GR desenvolveu seis acessos estratégicos, nomeadamente a Ligação entre os Viveiros e o Complexo Escolar e Desportivo Bartolomeu Perestrelo (um milhão de euros), o Acesso Oeste à Circular à Cidade do Funchal à Cota 200 (20,9 milhões de euros), o Acesso Oeste a Santo Amaro (4,1 milhões de euros), a Ligação em Via Expresso ao Porto do Funchal (27,9 milhões de euros), as Infra-estruturas Gerais do Madeira Tecnopolo - 3.ª fase (4,5 milhões de euros) e o Último Troço da Saída Leste do Funchal (5,6 milhões de euros).
Jornal da Madeira
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