IVBAM promove provas na Embaixada portuguesa
O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP, em articulação com o sector do Vinho Madeira, organiza esta semana duas Provas, que já integram o calendário anual de provas Vinho Madeira, desde há alguns anos a esta parte. A primeira prova desta semana terá lugar hoje em Paris, ao que se seguirá a prova de Londres no dia 15. As duas provas decorrerão nas Embaixadas portuguesas das respectivas cidades.
Nas duas provas, que decorrerão nas Embaixadas portuguesas de Parias e Londres, estarão presentes dois representantes do IVBAM, Paula Cabaço, presidente do Conselho Directivo, e Rita Galvão, chefe de Divisão de Promoção, e representantes das empresas produtoras/exportadores de Vinho Madeira, nomeadamente Madeira Wine Company, Vinhos Barneito, Justino Madeira Wines, Henriques & Henriques e Pereira de Oliveira. Estes eventos são especificamente direccionados para um público-alvo constituído por profissionais e prescritores tais como sommeliers, distribuidores, retalhistas, jornalistas e chef’s bem como profissionais do canal horeca.
O programa das duas acções é semelhante. Assim sendo, a abertura das provas é feita com a realização de um master-class sobre Vinho Madeira que termina com uma prova comentada, altura em que serão provados cerca de 10 vinhos das empresas participantes. Em Londres este seminário será conduzido por Charles Metcalf, um nome prestigiado no mundo dos Vinhos, e em Paris a apresentação será da responsabilidade de Ricardo Diogo, reconhecido enólogo madeirense. Seguir-se-á então a realização das provas abertas, que decorrerão ao longo de toda a tarde e onde os inscritos poderão degustar uma grande variedade de vinhos de todos os produtores presentes.
Refira-se que o mercado francês é o primeiro em termos de exportação de Vinho Madeira, com um total de 1.175.939 litros comercializados em 2008, o que equivaleu a um volume de negócio de 3.425.369 euros. A Grã Bretanha vem logo atrás, tendo sido em 2008 o segundo maior mercado de exportação com uma comercialização de 242.919,50 litros e um volume de negócio que corresponde a 1.447.092 euros.
Estas acções inserem-se no Projecto “Plano Promocional de Vinho Madeira”, co-financiado em 70% fundos comunitários, veiculados pelo Programa Intervir +, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.
Jornal da Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos