quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Secretario Regional visita Obra da ligação entre a Igreja antiga e o Sítio da Palmeira de Baixo na Freguesia do Caniçal (Machico)

GR fará esforços para concluir no próximo ano, entre Igreja antiga e Palmeira de Baixo, no Caniçal
Nova ligação melhorará acessibilidades e tráfego







A O secretário regional do Equipamento Social visitou, ontem, a obra de construção da ligação entre a Igreja antiga e o Sítio da Palmeira de Baixo, na freguesia do Caniçal.
Na ocasião, Luís Santos Costa adiantou que este é um investimento de cerca de dois milhões de euros, o qual, dadas as características urbanas daquela vila, «vem estabelecer uma ligação importante aqui para o funcionamento do tráfego nas ligações internas na freguesia do Caniçal».
O governante frisa que esta é uma obra «essencial» e refere que basta olhar para a ocupação urbana do Caniçal para percebermos que esta nova ligação irá facilitar o tráfego naquela zona. «Ao fazermos uma ligação com estas características entre a baixa e esta zona aqui em cima, daqui até a via rápida é um instante, e, portanto, em termos de acessibilidade interna e de ligação externa é essencial à vila do Caniçal», disse, acrescentando que a freguesia «tem tido um crescimento muito intenso» e que «o volume de viaturas existentes aqui é muito grande e daí a importância que, quer o Governo, quer a Câmara, têm vindo a dar a esta matéria da circulação rodoviária e das acessibilidades rodoviárias» no Caniçal.
Santos Costa referiu que o arruamento terá uma extensão aproximada de 700 metros, mas que, apesar disso, «tem alguns problemas que se prendem sobretudo com as expropriações», dado que atravessa uma zona de muitos quintais e algumas casas terão de ser tocadas (mas não haverá nenhuma que tenha de ser demolida na sua totalidade). Tal como afirmou, «isso cria muitos problemas no acerto com os proprietários» e «traz algumas dificuldades».
O secretário do Equipamento Social referiu que esta é uma obra para concluir nesta legislatura, que termina em 2011, mas, ainda assim, adiantou que «vamos fazer todos os esforços para que durante o próximo ano nós possamos concluir» a mesma.
Na descrição da infra-estrutura, aquele responsável afirmou que se trata de um investimento que o Governo Regional está a fazer no sentido de acompanhar também os investimentos que a Câmara Municipal de Machico tem vindo a fazer na melhoria das acessibilidades internas do Caniçal. Tal como referiu, trata-se de uma ligação que apresenta algumas dificuldades, pelo facto de atravessar uma zona densamente povoada. A mesma irá também acompanhar uma linha de água - o Ribeiro da Palmeira -, a qual, em alguns sítios, será coberta de modo a permitir a construção da faixa de rodagem. O arruamento projectado atinge um comprimento total de cerca de 720 metros, aos quais acrescem dois arruamentos transversais designados por “Rua A”, com uma extensão de 114 metros, e “Rua B”, com cerca de 78 metros.
Além disso, a obra inclui a construção de alguns estacionamentos ao longo do percurso (um deles já concluído) e a construção de duas rotundas (uma já pronta, na ligação à Estrada Regional 101, e outra que ficará no centro, no cruzamento de um arruamento já existente).
A par disso, Santos Costa referiu que o Governo está também empenhado noutras áreas naquela mesma freguesia. Segundo adiantou, está a decorrer uma intervenção de pavimentação no Bairro das Feiteirinhas, uma vez que o pavimento tinha ficado inacabado à espera da conclusão das casas. «Isso já está feito e nesta altura estamos a finalizar o pavimento, que era um encargo que tínhamos desde essa altura em que foram feitas as atribuições dos lotes», rematou.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos