domingo, 4 de outubro de 2009
Operação inédita
MAR AGITADO ADIOU A DESCARGA DE MOTORES DA EMPRESA DE ELECTRICIDADE.
Data: 04-10-2009
A ondulação marítima que se fez sentir, na manhã de ontem, na costa Sul do Funchal, impediu que o navio de carga italiano 'Storm' estreasse, em segurança, o novo pontão construído na foz dos Socorridos.
Com efeito, por questões de segurança do navio bem como da respectiva carga (transporta equipamento pesado e de grande volume para a Central Eléctrica dos Socorridos), o mesmo foi obrigado a adiar as manobras de acostagem naquele pontão, construído propositadamente para o efeito. Segundo conseguimos apurar, o facto do estado do mar na foz dos Socorridos se apresentar na manhã de ontem com uma ondulação superior a 1,5 metros, e porque o descarregamento dos equipamentos implica uma grande estabilidade do navio, levou a que os responsáveis pela operação optassem pelo adiamento da mesma, razão pela qual o navio rumou ao fundeadouro do porto do Funchal, aguardando, nessa posição, as melhorias do estado do mar, o que só deverá acontecer a partir da próxima quarta-feira.
Tal como o DIÁRIO informou na edição do passado dia 20 de Junho, devido ao peso e volume dos grupos a transportar (cerca de 340 toneladas cada) e dada a impossibilidade técnica de se proceder à descarga destes equipamentos no porto do Caniçal, a solução encontrada pela Empresa de Electricidade da Madeira passou pela construção de um pontão provisório na foz dos Socorridos, garantindo dessa forma o desembarque directamente do navio para a nave onde os motores serão instalados.
Assim, logo que as condições do mar o permitam, o 'Storm' dará entrada naquele pontão e procederá ao desembarque do primeiro motor de 340 toneladas. Depois, o transporte do referido motor, a partir do pontão até à central, será processado com recurso a uma trela telecomandada, com cerca de 80 rodados.
Sobre este navio de referir que o mesmo pertence à frota da empresa italiana S. Marco Shipping e é uma construção de 1977. Tem uma arqueação bruta de 2.934 toneladas, mede 93,45 metros de comprimento por 16 de boca (largura) e tem um calado máximo de 4,5 m. Após a concretização desta delicada operação de descarga, o navio zarpará com destino a alto mar, ficando por confirmar as datas do transporte dos demais equipamentos.
DN Madeira
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