quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Madeira na rota dos cruzeiros temáticos e científicos.

Escala inaugural

Data: 15-10-2009



O porto do Funchal regista hoje mais uma escala inaugural, desta feita do navio expedicionário 'National Geographic Explorer', o qual pertence à frota do armador norte-americano Lindblad Expeditions. Com chegada anunciada para as 11 horas, este navio é procedente do porto de Lisboa e viaja com 80 turistas, em trânsito, maioritariamente de nacionalidade norte-americana. No decorrer desta escala na Região, a qual contempla pernoita e que se prolongará até às 16 horas de amanhã, estão programados os embarques de dois turistas.

Dada que esta é primeira escala deste navio na Região, está prevista uma recepção a bordo, para apresentação de cumprimentos e de boas vindas ao comandante Oliver Kruess, de nacionalidade alemã. De entre os convidados, destacamos a visita da Administração dos Portos da Madeira bem como de uma comitiva de elementos do Clube de Entusiastas de Navios da Madeira, os quais irão proceder à entrega de uma cresta alusiva a esta primeira escala deste navio na Região.

Construído no ano de 1982, no estaleiro norueguês de Ulstein, o mesmo foi totalmente remodelado no ano de 2008, garantindo, dessa forma, uma renovada imagem, ao nível do seu interior e dos equipamentos. Classificado como um navio expedicionário de primeira classe, de notar que, ao nível das suas principais dimensões, tem uma arqueação bruta de 6.167 toneladas e mede 108,6 metros de comprimento por 16,5 m de boca (largura). Com capacidade para receber, na sua lotação máxima, 148 turistas, a bordo viajam ainda 93 tripulantes, dos quais destacamos uma equipa de cientistas, que acompanham os turistas no decorrer das expedições efectuadas no decorrer dos itinerários.

Depois da Região, o navio prosseguirá este cruzeiro temático rumo às ilhas Canárias. Daí zarpará com destino a Cabo Verde para depois rumar ao Brasil onde deverá chegar a 28 de Outubro.

Viagem com escala no Parque Natural das Desertas

Depois de concluída a escala de 24 horas na Pontinha (cais Norte), o navio soltará amarras e rumará até às ilhas Desertas. Lino Ribeiro, director de operações da João de Freitas Martins, SA, confirmou ao DIÁRIO que "esta escala foi programada com antecedência, estando programada uma escala no decorrer da tarde de amanhã na Reserva Natural das Desertas. A visita foi solicitada ao Parque Natural da Madeira, a qual foi autorizada. Em princípio o navio aproximar-se-á da baía da Deserta Grande, onde permanecerá pelo período de 1 hora, dando oportunidade para os turistas poderem desembarcar para uma visita à Reserva", explicou.

O desembarque dos turistas nas Desertas será efectuado com recurso aos próprios meios deste navio, pois o mesmo dispõe a bordo de vários botes e caiaques para este tipo de situações.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos