sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Ligação ao Porto do Funchal custa 28 milhões

Estrada é hoje inaugurada por Alberto João Jardim






A nova ligação ao porto do Funchal é hoje, pelas 18.00 horas, inaugurada pelo presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim.
A estrada, executada pela Secretaria Regional do Equipamento Social, é considerada altamente vantajosa em termos de descongestionamento das consideradas vias clássicas de saída e entrada da capital madeirense e que, neste momento, apresentam já dificuldades de tráfego. A a obra permitirá uma ligação directa entre a baixa da cidade e a saída oeste do Funchal.
Com um comprimento total de 1.446 metros, a nova ligação tem início na rotunda do Porto do Funchal e fim na intersecção com o antigo Caminho do Pilar, onde começa o nó da Levada do Cavalo de ligação à Estrada da Liberdade.
O traçado começa com um túnel com cerca de 670 metros de comprimento, que passa sob a zona urbana envolvente da Avenida do Infante e Luís de Camões e entre os hotéis Savoy e Casino Park e que, percorrendo uma extensa curva para poente, sai no vale do Ribeiro Seco a cerca de 70 metros do emboquilhamento do actual túnel entre a Ribeira de São João e a Quinta Magnólia.
À saída do túnel situa-se a ponte sobre o Ribeiro Seco e a rotunda da Quinta Magnólia. A seguir a esta rotunda, o traçado segue ao longo do leito do Ribeiro Seco, que é regularizado e parcialmente canalizado.
No final do traçado inicia-se o nó da Levada do Cavalo, constituído por dois ramos unidireccionais que fazem a ligação com a Estrada da Liberdade e que possibilitam dois movimentos: o do Porto do Funchal/Ribeira Brava (que é assegurado pelo ramo A, que passa com um túnel executado a céu aberto, sucessivamente sob o Caminho do Pilar, a estação de serviço da Levada do Cavalo e a plena via da Estrada da Liberdade, integrando-se nesta estrada com uma extensa via de aceleração) e o movimento Ribeira Brava/Porto do Funchal (assegurado pelo ramo B que diverge da Estrada da Liberdade com uma saída em diagonal e que, de novo com um túnel a executar a céu aberto, vai passar sob a estação de serviço da Levada do Cavalo e sob o Caminho do Pilar).
Trata-se de mais um investimento público, na ordem dos 28.000.000 euros.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos