
NO 1º SEMESTRE HOUVE MAIS TURISTAS A EMBARCAR NO PORTUGAL.
Data: 08-10-2009
No primeiro semestre de 2009, a Associação dos Portos de Portugal (APP) verificou um crescimento de 72 por cento no número de passageiros embarcados e desembarcados nos portos dos Açores, Leixões, Lisboa, Funchal e Portimão.
Com efeito, e segundo dados daquela Associação, de Janeiro até Junho deste ano os portos portugueses registaram 43.241 embarques de passageiros, em cruzeiro com inicio e final em portos nacionais, face aos 25.148 registados em igual período de 2008. No segmento de 'turnaround', de realçar que do total dos 43.241 passageiros, 22.864 dizem respeito aos passageiros embarcados, os quais contribuíram para este incremento de 88 % neste item. Os restantes, 20.377 passageiros desembarcados, foram responsáveis pelo crescimento verificado de 57%. Os portos de Lisboa e de Portimão foram os que verificaram um maior crescimento no segmento de 'turnaround' e tal realidade ficou a dever-se, essencialmente, a estes dois portos, apesar de Leixões e Funchal terem registado, igualmente, variações positivas nos passageiros em 'turnaround'. Neste segmento, o porto da capital portuguesa serviu de porto de base para os paquetes 'Atlantic Star' e, posteriormente, ao 'Pacific Dream' da Pullmantur, para uma operação semanal que teve inicio a 5 de Abril.
Quanto ao porto de Portimão, de salientar a primeira operação de turnaround realizada neste porto no passado dia 30 de Abril pelo paquete 'Princess Danae', da Classic International Cruises. No que respeita ao segundo semestre de 2009, a APP prevê que o segmento de turnaround supere os valores alcançados no primeiro semestre, contribuindo para isso a primeira operação com início e fim no porto de Leixões, realizada pelo paquete 'Princess Danae' no passado dia 2 de Setembro.
Quanto aos passageiros em trânsito, apesar de ter ocorrido um decréscimo global de 3%, os portos de Ponta Delgada, do Funchal e de Portimão registaram crescimentos de 6%, 4% e 227%, respectivamente. De facto, foram estes os portos que, em termos do número total de passageiros, contabilizaram um maior número face a 2008, tendo o porto do Funchal liderado a nível nacional com um total de 204.105 passageiros. Apesar de se ter verificado um crescimento de 1% do número total de passageiros que visitaram Portugal, registou-se um decréscimo de 5% no número de escalas de navios de cruzeiro, o que significa que os portos nacionais foram escalados por navios de maior dimensão. Até Junho de 2009, foram realizadas 347 escalas contra as 367 contabilizadas em igual período de 2008.
À semelhança do ocorrido nos passageiros, os portos de Ponta Delgada, do Funchal e de Portimão foram os que registaram crescimentos no número de escalas com 3%, 2% e 64%, respectivamente. Também ao nível das escalas, a liderança pertenceu ao Funchal com 129 registos de escalas.
DN Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos