Secretaria prevê que a produção total deste ano atinja as 700 toneladas
A De acordo com as previsões da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, o volume de exportações de peixes produzidos em aquacultura, na Região, deverá aumentar cerca de 80% relativamente aos valores registados em 2008.
Paralelamente ao crescimento nas quantidades de peixe exportado, que deverá passar das 283.104 toneladas para as 500 toneladas (a maior parte para o continente), o secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais diz que os rendimentos também deverão aumentar. Manuel António Correia estima que o valor das exportações passe dos 990.800 euros de 2008 para 1,7 milhões este ano.
Manuel António Correia considera que estes dados são indicadores de que a «aquacultura marinha, de carácter comercial, na Região Autónoma da Madeira, está em pleno crescimento».
Em seu entender, «a Região tem condições excelentes para a produção em aquacultura, dado que a temperatura média das águas de mar no Inverno são muito superiores às da Europa continental. Por esse facto, o crescimento dos peixes de cultura é mais rápido, os ciclos de produção são mais curtos e de mais baixo custo, tornando a actividade competitiva a nível europeu. Enquanto na Europa, zona mediterrânica, o tempo necessário para um juvenil de dourada atingir o tamanho comercial é de 13 a 16 meses, na Madeira esse tempo pode ser reduzido para 10 a 12 meses».
Por outro lado, e de acordo com os produtores, Manuel António Correia diz que «é possível explorar nichos de mercado com a origem Madeira porque aqueles têm constatado junto da respectiva clientela que a dourada produzida nos mares da Madeira tem melhor sabor e consistência, sendo por isso um produto com procura específica do mercado».
Neste momento, conforme referiu o governante, «a produção de aquacultura marinha na Região tem estado concentrada na produção de dourada e em plena expansão. No ano de 2005, foram produzidas cerca de 37 toneladas de dourada, sendo que 26 toneladas foram vendidas na Região e 11 toneladas foram exportadas. No ano de 2006 foram produzidas de cerca de 126 toneladas de dourada, sendo que 27 toneladas foram vendidas na Região e as restantes 99 toneladas foram enviadas para o continente português».
Em 2008, prosseguiu Manuel António Correia, «a produção total foi de 470 toneladas, com as vendas na Região a atingirem as 187 toneladas, enquanto o envio para fora da Região foi de 283 toneladas». Todos estes dados, de acordo com o governante, espelham bem o aumento exponencial que as exportações têm vindo a registar.
Jornal da Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos