ESTA VISITA À REGIÃO DECORRE NO ÂMBITO DO APOIO À REGATA TRANSAT 6.50.
Data: 02-10-2009
O porto do Funchal recebe hoje a visita da corveta N.R.P. 'Baptista de Andrade', uma presença que se prolongará até amanhã e que decorre no âmbito da viagem de adaptação dos candidatos à Escola Naval bem como para prestar apoio à regata à vela denominada 'Transat 6.50'. Ainda segundo o comunicado à impressa do Comando da Zona Marítima da Madeira, de notar que "esta viagem de adaptação dos candidatos à Escola Naval tem por objectivo consolidar os conhecimentos técnicos navais adquiridos ao longo do ano lectivo, satisfazendo assim os requisitos de treino elaborados pela Escola Naval para os futuros oficiais da Marinha de Guerra Portuguesa".
Construída pelos estaleiros Bazan (Espanha), sob os planos de concepção inteiramente nacionais, de referir que este é o primeiro dos quatro navios que constituem esta classe. O final da escala desta corveta no Funchal terá lugar ao inicio da tarde do próximo Sábado, dia 3, aquando da largada da regata francesa, dado que o mesmo acompanhará o desenvolvimento desta regata oceânica em águas portuguesas, a qual como destino final a Bahia, no Brasil. Mais salvamentos em Agosto A outro nível, de referir que no passado mês de Agosto, o dispositivo da Marinha de Guerra Portuguesa presente na Região contabilizou um total de 11 missões, seis das quais de Busca e Salvamento Marítimo (SAR).
Segundo os dados estatísticos daquela Entidade, nos mares da Região, apesar do número elevado de pedidos de ajuda, não se registou qualquer óbito, tendo apenas um caso sido considerado mais grave, que ocorreu no dia 31 daquele mês e que implicou o recurso ao helicóptero EH-101 'Merlin', da Força Aérea Portuguesa, do Destacamento Aéreo do Porto Santo. Os meios de salvamento foram desencadeados a partir do Subcentro de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal), após informação do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento de Lisboa (MRCC Lisboa) de que o navio ferry 'Volcán de Tijarafe' de bandeira Espanhola, solicitou a evacuação médica urgente de um passageiro, do sexo masculino, com dedo da mão esquerda amputado com hemorragia. O helicóptero EH-101 'Merlin' deslocou-se até ao referido navio, o qual encontrava-se já a uma distância de 60 milhas a Sul do porto do Funchal, onde procedeu à evacuação aérea do ferido.
Já no que respeita às missões de apoio ao Parque Natural da Madeira verificados em Agosto último, a Marinha Portuguesa realizou quatro rendições dos Vigilantes da Natureza que prestam serviço na Reserva Natural das Desertas e das Selvagens.
DN Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos