
(Foto JM)

(Foto Blog FarinhaFerry)
Vão estar concluídos até o final do mês os estudos hidrográficos e geológicos do porto de pescas de Câmara de Lobos na sequência dos quais o Governo Regional vai dar início aos projectos de execução, estimando que, até o final do ano, o concurso possa ser aberto. A revelação foi feita ontem por Conceição Estudante, secretária regional do Turismo e Transportes, durante a sessão de abertura das sextas jornadas portuguesas de engenharia costeira e portuária, que decorre até hoje no hotel Meliã Madeira.
É uma obra que a governante diz enquadrar-se noutras que a região autónoma fez não só nos portos e no litoral como em todo o arquipélago nos últimos 30 anos.
Acerca desta matéria sublinhou que através da obra física “crescemos social, económica e culturalmente. Demos um salto qualitativo e quantitativo que nos fez passar de uma região ultra-periférica de parcos recursos, com grandes dificuldades de ligação com a Europa e com o resto mundo, para ser uma região desenvolvida e cosmopolita, onde a qualidade de vida é notória e sentida por todos os que aqui vivem e também visível e percebida pelos milhares de turistas e visitantes que temos anualmente”.
E porque estávamos perante uma plateia de participantes numas jornadas de engenharia costeira e portuária, Conceição Estudante não quis deixar de falar da gare marítima internacional em construção do porto do Funchal, onde, a par da reconversão do cais norte, considera que irá transformar profundamente a baía da cidade e toda a área portuária, consolidando-o como um porto de cruzeiros por excelência.
Dirigindo-se aos presentes, sobretudo aos que estão na Madeira pela primeira vez, a secretária do Turismo e Transportes não quis deixar de os estimular a um regresso depois de poderem conhecer a realidade do destino, que diz ser importante já considera que, muitas vezes, a que é transmitido para fora não traduz a realidade.
À margem das jornadas Sanches do Valle, que teve entre mãos algumas obras no litoral da Madeira sublinhou que o ano passado lhe foi pedido que inspeccionasse algumas infra-estruturas concretizadas e o resultado que encontrou “foi muitíssimo bom”.
Jornal da Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos