sábado, 10 de outubro de 2009

Algumas dicas paras os universitários pouparem nas passagens

Viajar a preço de saldos
Data: 10-10-2009

O preço das passagens aéreas entre Funchal e Lisboa é uma eterna dor de cabeça para os estudantes madeirenses colocados nas universidades continentais, principalmente na época do Natal. Os preços das três companhias que operam regularmente para a Região - TAP, SATA e Easyjet - variam e, dependendo das datas, podem atingir valores próximos dos 400 euros.

Por isso é necessário fazer alguma 'ginástica' e utilizar alguns truques para não gastar muito do subsídio de Natal em passagens aéreas, até porque com algum (pouco) trabalho, consegue-se bilhetes a 72, 91 euros. Em primeiro lugar, esqueça as agências de viagens. São empresas, e como todas as empresas tem o lucro por objectivo. Cobram taxas e outras tarifas que fazem subir os preços das passagens. Opte por isso por comprar directamente nas companhias aéreas, seja nos balcões físicos ou através da internet através dos balcões virtuais da TAP (www.flytap.com), da SATA (www.sata.pt) ou da Easyjet (www.easyjet.com). Vai ver que compensa.

O segundo passo é comprar com antecedência. Aqui, tal como em muitas outras coisas, tempo é dinheiro, por isso reserve antecipadamente as passagens para beneficiar dos descontos e tarifas promocionais que possam existir. Quanto mais próximo da data da viagem, mais caros ficam os bilhetes, pois as passagens mais baratas são sempre as primeiras a desaparecer. Outro pequeno truque é não adquirir passagens de ida e volta. Em regra consegue melhores preços se comprar a ida e o regresso de forma separada, pode até optar - em alguns casos compensa - por viajar para o Funchal numa companhia e regressar a Lisboa noutra. Tudo depende das datas que escolher.

E são exactamente as datas das viagens o quarto e último passo que deve ter em conta, porque a diferença de um dia ou de algumas horas pode fazer disparar o preço. Por exemplo, viajar de Lisboa para o Funchal na SATA custa 33 euros no dia 17 de Dezembro e 190 no dia seguinte. O regresso à capital, na mesma companhia, importa em 39,91 se viajar a 7 de Janeiro, 124,91 no dia anterior, 204,91 dois dias antes e mais de 245 euros no dia 3.

Férias de natal

Apesar do calendário das universidades não ser uniforme, a maioria dos estabelecimentos de ensino superior tem um interregno para férias de Natal que começa por volta do dia 18 de Dezembro e termina em meados de 7 de Janeiro.

Desta forma apresentamos, no quadro ao lado, algumas opções disponíveis para quem quiser aproveitar o máximo das férias na Madeira, gastando pouco dinheiro.




DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos