sábado, 12 de dezembro de 2009

Circo Brasil reúne família de pioneiros em Portugal


Joaquim Silva foi o primeiro 'Batatinha'. já o neto estreou a 'escola móvel'

Data: 12-12-2009



A designação de 'Batatinha' para dar nome aos palhaços é hoje em dia comum em Portugal, mas foi António Silva quem a registou, pela primeira vez, como nome artístico, em Portugal. A prova está na carteira profissional que faz questão de exibir. Há quatro anos que António, o veterano da família Silva, não faz espectáculos. A idade, 77 anos, e alguns problemas pessoais afastaram-no do palco, mas a vontade de voltar permanece, não dispensando logo pela manhã alguns exercícios de flexões para manter a forma.

O circo Brasil, que animará esta quadra natalícia na cidade de Machico, é, como quase todos os circos, constituído por uma empresa familiar, sob a responsabilidade de Joaquim Silva. É ele, a mulher, os seis filhos e mais alguns familiares próximos que asseguram a maior parte dos números, embora a estes se juntem outros artistas contratados.

Localizado junto ao estádio de futebol, o circo Brasil está pela segunda vez naquele local. Regressou devido ao sucesso do ano passado e também ao convite da Câmara Municipal de Machico, explicou Joaquim Silva.

A estreia foi ontem às 21h45, mas os espectáculos poderão ser vistos até ao dia 10 de Janeiro. Às 21h45 durante a semana, às 10, 15, 18 horas e 21h45 aos sábados e às 15, 18 e 21h45 aos domingos. Amanhã de manhã, a lotação, de 800 pessoas, está já esgotada. Ao longo da próxima semana os espectáculos estão também todos vendidos a empresas para as festas de Natal.

A grande atracção vai para a parelha de palhaços, que terá novas entradas cómicas, mas uma das grandes novidades, e a que serve de cartaz, é o espectáculo 'A Magia de Harry Potter'. Sandro Silva, 19 anos, e o filho mais velho de Joaquim será o protagonista. Foi também ele quem estreou o projecto 'Escola Móvel', proporcionado pelo Ministério da Educação para o ensino pela Internet para os filhos de artistas itinerantes, após uma queixa dos pais devido à actuação de um professor. Hoje em dia, são cerca de 170 alunos.

O Sandro, tal como os irmãos, começou cedo a participar no circo, através dos números de palhaços. O mesmo que faz hoje o Ivan e a irmã de quatro anos. Já a Laura, de origem romena e mulher do Sandro, começou desde muito nova como ginasta, seguindo uma carreira profissional durante 10 anos. Só mais tarde se juntou ao circo. Primeiro na Roménia, depois em Portugal, fazendo vários exercícios na rede aérea.

O espectáculo do circo Brasil é muito diverso e inclui números de argolas olímpicas, malabaristas, trapezistas, ilusionismo e um número com cães. O preço por cada sessão é de 15 euros para adultos e 10 para crianças.

Estreia do 'Mega Park' adiada para quarta-feira



Atrasos na assinatura do contrato para a utilização do espaço por debaixo do aeroporto levaram ao adiamento da estreia do 'Mega Park', que deveria ter acontecido ontem.

Os responsáveis da feira apenas receberam a chave na quinta-feira à noite pelo que somente ontem puderam começar a montar os equipamentos. A abertura da feira só acontecerá, segundo Fernando Tavares, um dos responsáveis, na próxima quarta-feira, dia 16 de Dezembro. Nesse dia, tal como nas restantes quartas-feiras, os visitantes poderão usufruir cada uma das 14 diversões pelo valor de 1 euro.

Agradado pelas condições do espaço, Fernando Tavares acredita que a presença do 'Mega Park' na Madeira será um sucesso.

Até ao dia 17 de Janeiro, poderão ser vistas algumas das mais recentes diversões de feira, entre elas uma nova versão do Kanguru Louco, o MegaDance e o simulador de realidade virtual, o qual inclui diversos transportes.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos