Banda e crianças na chegada
Data: 02-10-2009
É já no próximo dia 12 de Outubro que a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima chega à Madeira, no voo TP 1639, proveniente de Lisboa, com aterragem prevista para as 18h55.
Segundo informações já divulgadas, o avião deter-se-á junto ao acesso ao Canal VIP. A partir daqui há todo um cerimonial que será cumprido e que envolve a participação de várias entidades religiosas, civis e militares.
Refira-se que a imagem só vai desembarcar após a saída de todos os passageiros. Nessa altura, Ricardo Espírito Santo, comandante dos Bombeiros do Aeroporto, juntamente com outros 'soldados da paz', sobem a bordo e retiram a imagem de Nossa Senhora.
Atrás da imagem, saem o Bispo do Funchal, o presidente da Comissão, Padre Afonso Nóbrega, e a tripulação.
Os convidados vão concentrar-se então no Canal de Acesso à Sala VIP, para onde a Imagem será transportada "em mãos". D. António Carilho saudará toda a comunidade aeroportuária presente e dirigirá também algumas palavras à Comunicação Social.
Seguidamente, será entregue uma lembrança do evento à Administração do Aeroporto, à tripulação do avião e aos Bombeiros da ANAM.
Serão ainda entoados alguns cânticos, a cargo de uma banda filarmónica, que será acompanhada por um coro de crianças das escolas do 1º e 2º ciclo de Santa Cruz e Machico.
A imagem é novamente levada "em mãos" até ao exterior, em direcção ao 'Papamóvel, que a transportará até ao Funchal. O veículo, com escolta policial, partirá em direcção à Praça do Município, seguido por um cortejo de carros.
Às 20h30, terá início a recitação do "Terço Vivo", encenado por jovens, seguido de procissão das velas até ao adro da Catedral, onde voltarão a ser entoados alguns cânticos marianos e orações.
Seguidamente, a Imagem Peregrina entra na Catedral, onde permanecerá até ao dia 18 de Outubro. Nesse dia, às 16h, o Bispo D. António Carrilho presidirá à Eucaristia comemorativa do aniversário da Dedicação da Catedral, com a cerimónia de envio dos catequistas e professores de Educação Moral e Religiosa Católica.
Após a Missa, sensivelmente pelas 17h30, será organizada uma caravana, também com a participação dos Associados do Clube de Motards da Madeira, que conduzirá a Imagem Peregrina até à Igreja da Fajã do Penedo. Prevê-se, igualmente, uma largada de pombos antes da despedida.
Na nota enviada à comunicação social, é recordado o ano de 1948, data da primeira visita da Imagem Peregrina. Uma data que ainda hoje está "na memória e no coração de quantos nele participaram".
Passados 61 anos, a comissão que organiza a presente visita vai recordar a memória desse evento, através de uma exposição de fotografias dessa época, com alguns textos da escritora madeirense Graça Alves. A exposição está a ser preparada em parceria com a Direcção Regional dos Assuntos Culturais, através do Museu da Imagem, a partir do acervo fotográfico das Casas Vicentes e Perestrellos. A exposição itinerante percorrerá os Centros Cívicos, Casas de Cultura, Salões Paroquiais e outras Instituições, de toda a Região, durante os 7 meses da estada.
Última visita foi em 1848
Remonta ao ano de 1948 a última vinda da Imagem Peregrina ao Funchal. A 7 de Abril desse ano, a população madeirense não quis perder o momento do desembarque da imagem do vapor 'Lima'. Durante a visita de quatro dias, não falharam as festividades protocolares e religiosas, com a salva de morteiros ao dobrar a Ponta do Garajau, e o Cortejo desde a Rua Carvalho Araújo até à Praça do Infante, onde foi celebrada missa campal, presenciada por milhares de pessoas.
DN Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos