sexta-feira, 9 de outubro de 2009

O 'OCEANA' REGRESSA HOJE À REGIÃO COM 2.000 TURISTAS INGLESES A BORDO.

36.ª escala na Madeira

Data: 09-10-2009



O porto do Funchal regista hoje mais uma escala do paquete britânico 'Oceana', o qual tem chegada anunciada para as 7.30 horas. Procedente do seu porto base, em Southampton, viaja com cerca de 2.000 turistas, em trânsito, maioritariamente de nacionalidade inglesa.

O cruzeiro em curso, denominado 'Canary Islands - E 926', teve o seu início no passado dia 5 deste mês e contempla escalas nos portos canários de La Palma e de Sª. Cruz de Tenerife. Na viagem de regresso, o paquete tocará ainda os portos de Cádis, de Lisboa (dia 14), de Vigo, concluindo, na manhã do dia 17, no seu porto base, este cruzeiro de 11 noites. De referir que no decorrer deste ano, esta é a sua segunda escala na Madeira, estando prevista uma terceira para o próximo dia 3 de Novembro. Do seu historial de destacar que a sua primeira escala de sempre na Região ocorreu a 16 de Julho de 2003. Desde então, e até à presente data, visitou a Madeira por 36 vezes. O final da escala de hoje na Pontinha está programada para as 17.30 horas, prosseguindo este seu cruzeiro com o rumo das ilhas Canárias.

'Storm' no cais Norte


(Foto JM)

A outro nível de referir que o navio de carga geral 'Storm', que se encontrava, desde o passado dia 3 no fundeadouro do porto do Funchal, atracou, ontem de manhã, no cais Norte. Esta decisão do armador, acontece depois do navio ter aguardado naquela posição durante 6 dias, pelas melhorias do estado do mar, o que acabou por não acontecer. Recorde-se que esta sua presença na Região tem como propósito o desembarque de um novo gerador para a Empresa de Electricidade da Madeira, a ser instalado na nova nave da Central da Vitória, nos Socorridos. Esta é uma operação considerada de delicada, pois o volume do motor bem como a impossibilidade do mesmo ser descarregado no porto do Caniçal e, posteriormente, transportado por estrada para os Socorridos, implicou à construção de um pontão provisório na foz dos Socorridos.

O desembarque do primeiro motor de 340 toneladas deverá ocorrer nos próximos dias e o mesmo será transportado para o local de instalação com recurso a uma trela telecomandada, com cerca de 80 rodados. Este navio, de características Ro/Ro, pertence à frota da empresa italiana S. Marco Shipping e é uma construção de 1977. Tem uma arqueação bruta de 2.934 toneladas, mede 93,45 metros de comprimento por 16 de boca (largura) e um calado máximo de 4,5 m.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos