quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Megaiate no Caniçal

Veleiro com 52 metros realizou escala técnica na Madeira.
Data: 14-10-2009



A Marina da Quinta do Lorde recebeu a visita do megaiate à vela 'Meteor' para uma escala técnica para reabastecimento e descanso da respectiva tripulação. Procedente do Mediterrâneo, com escala em Gibraltar, o 'Meteor' deixou a Madeira com destino à marina de Palm Beach, na Califórnia. Embora tivesse chegado ao Caniçal pela manhã, o iate só deu entrada na Marina Quinta do Lorde depois de almoço pois segundo conseguimos apurar, a espera ao largo foi justificada pelo cuidado do comandante na confirmação dos dados recolhidos sobre a profundidade nos acessos e no interior da marina, garantindo dessa forma a segurança da embarcação no decorrer da escala.

No decorrer desta paragem na Madeira, a tripulação - constituída por 12 elementos - foi praticamente toda substituída por novos tripulantes, inclusive o comandante. Toda a logística que envolveu a substituição do rol de tripulantes foi preparada com grande antecedência e decorreu sem inconvenientes e atrasos.

Registado em Georgetown, o 'Meteor' pertence a dois privados que a partilham em cruzeiros pelo Mediterrâneo e pela costa Leste americana e Caraíbas.

Maior iate de sempre

Este foi, até à data, o maior iate recebido na Marina da Quinta do Lorde desde a sua abertura, que remonta a Novembro de 2002. A paragem e estadia naquela marina, a Leste do Funchal, foram recomendadas ao comandante do 'Meteor' pelo seu homólogo do 'Never Enough', o qual já registou duas escalas na Quinta do Lorde no ano de 2008, nomeadamente no decorrer da sua viagem transatlântica de reposicionamento para as Caraíbas.

Construído nos estaleiros Royal Huisman no ano de 2007, o 'Meteor' tem uma arqueação bruta de 246 toneladas e mede 51,59 metros de comprimento, 9,24 de boca (largura) e 4,45 metros de calado. Equipado com dois mastros, o maior dos quais (Mezena) mede 50,5 metros, apresenta 411 m2 como área velica da vela grande.

De referir, ainda, que este iate está equipado com os mais modernos e sofisticados sistemas electrónicos de apoio à navegação bem como com equipamentos de telecomunicações.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos