Data: 11-10-2009

(MSC Lirica)
O porto do Funchal regista hoje as presenças de dois emblemáticos paquetes, os quais trazem à Região, n o total, mais de 3.000 turistas, em trânsito.
O primeiro a atracar na Pontinha será o italiano 'MSC Lirica', o qual tem chegada prevista para as 6.30 horas e que viaja com um total de 1.029 passageiros servidos por uma tripulação constituída por 715 elementos. Procedente de Lisboa, este paquete empreende a sua viagem de reposicionamento da Europa para a América do Sul, nomeadamente com destino ao porto se Santos, no Brasil, onde deverá dar entrada no próximo dia 22. Com efeito, este paquete irá operar nos próximos meses em águas brasileiras realizando cruzeiros a partir de Santos bem como do porto do Rio de Janeiro.
Segundo dados apurados junto do agente (JFM), no decorrer desta escala no Funchal, dos 1.029 turistas a bordo, a sua maioria são de nacionalidade brasileira - 299. Os demais turistas são de diferentes nacionalidades, destacando-se ainda a presença de 7 portugueses. Registe-se que este paquete foi construído no ano de 2003, no estaleiro francês de Chantiers de l'Atlantique, em St. Nazaire. Até à presente data este paquete realizou um total de 17 escalas na Pontinha, a primeira das quais no dia 7 de Novembro de 2003. A sua próxima escala na Madeira, a 18ª, terá lugar a 24 de Março do próximo ano. Ao final da tarde, pelas 17 horas, o 'MSC Lirica' zarpa da Pontinha com destino ao porto de Tenerife.
De regresso ao Funchal está também o 'AIDAluna', o novel paquete da AIDA Cruises, o qual viaja com 2.250 turistas, em trânsito, todos de nacionalidade alemã.
Procedente do porto de Tenerife, o mesmo dará entrada no cais Norte do porto do Funchal pelas 12 horas de hoje, prolongando esta sua escala até às 17 horas de amanhã, prosseguindo este cruzeiro rumo ao porto de La Palma. Sobre este paquete, que navega com bandeira italiana - pois está registado no Registo de Navios de Génova -, recorde-se que o mesmo foi construído nos estaleiros alemães Meyer Werft, Papenburg. Tem uma arqueação bruta de 69.200 toneladas, 252 metros de comprimento e a sua construção custou cerca de 315 milhões de euros. Tem capacidade para receber 2.500 passageiros na sua lotação máxima.
DN Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos