quarta-feira, 2 de junho de 2010
Recolha porta-a-porta de lixo orgânico em 2011
Apesar de o projecto piloto já decorrer no Imaculado Coração de Maria, a Câmara Municipal do Funchal (CMF) tenciona alargar a recolha de resíduos orgânicos para o ano, apostando na vertente porta-a-porta. Ontem de manhã, na entrega de certificados de qualidade ambiental a mais de 60 empresas, o presidente da CMF, Miguel Albuquerque, disse que a autarquia tem a pagar à Meia Serra quatro milhões de euros pelo depósito de resíduos e que, por isso, é necessário apostar mais na reciclagem.
No ano passado, a CMF recolheu mais de 79 mil toneladas de lixo, o que equivale a 2,11 quilos por habitante/dia. Com o Funchal a ter a média de reciclagem mais elevada do país (26,12%), Albuquerque disse que, no futuro, a autarquia vai avançar com novos processos de recolha selectiva para reduzir os custos, como é o caso dos resíduos orgânicos, que podem ser também reaproveitados para reciclagem.
"Nós vamos iniciar a recolha de resíduos orgânicos e isso vai diminuir cerca de 40% nestas 52 mil toneladas de lixo indiferenciado que estamos a recolher por ano", explicou.
DN Madeira
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos