segunda-feira, 1 de junho de 2009

Turismo de golfe junta 80 operadores



Data: 01-06-2009

Estão desde sábado na Madeira cerca de oito dezenas de operadores turísticos especializados em golfe, para uma reunião da IAGTO, associação internacional que reúne os maiores operadores turísticos mundiais que se dedicam à comercialização de pacotes de golfe. Representando cerca de três dezenas de países e um mercado de milhões de turistas que têm no golfe o principal pretexto para viajar, a realização na Madeira da convenção anual da IAGTO é uma oportunidade única de mostrar o que a Região tem para oferecer aos mais importantes operadores do sector, 90% dos quais nem conhecia a Madeira.

Conceição Estudante, secretária regional do Turismo e Transportes, deu as boas vindas num jantar que decorreu nas Adegas de São Francisco da Madeira Wine, falando da história de dois séculos do turismo madeirense, da qualidade dos seus hotéis, da riqueza do património natural, bem como da organização política da Região.

Falando ao DIÁRIO, a governante destacou a importância do encontro por trazer à Região um grupo "e como uma das nossas apostas é o turismo de congressos e incentivos esse é um dos aspectos positivos. Depois como se trata de um congresso de operadores de golfe, um dos micro produtos que a Região tem vindo a desenvolver".

Consciente que na Região estão operadores de toda a Europa, como do continente americano, a governante está optimista que a realização deste encontro venha a ser importante e um factor multiplicador de vendas da Madeira".

Grande negócio


Criada em 1977, a IAGTO (International Association of Golf Tour Operators) reúne 350 operadores de 48 países e 75 destinos turísticos, representando cerca de 80% do mercado especializado em turismo de golfe em todo o mundo.

Com perto de 60 milhões de jogadores federados, sete milhões dos quais residem na Europa, o golfe representa um negócio de 36 mil milhões de euros, pois metade dos jogadores com licença fazem férias uma a duas vezes por ano, só para jogar golfe.

Portugal recebeu o ano passado 1,6 milhões de turistas-golfistas e Canárias (ilhas de Grã Canária e de Tenerife) cerca de 600 mil, números bem distantes dos 15 mil que se julga a Madeira receber.

Estudos recentes feitos pela IAGTO dão conta que o turista que procura o golfe quer jogar cinco vezes, que privilegia os destinos que têm quatro ou cinco campos, embora a qualidade dos hotéis e do seu serviço - muito elogiados na Madeira - seja um factor tido em conta.

O cliente que procura o golfe está disponível para viajar com alguma frequência para destinos que estejam a quatro horas de voo do seu local de residência, com o preço dos transportes e mesmo dos hotéis a ser importante, também.

Na Madeira estão alguns dos gigantes europeus do negócio do golfe, entre escandinavos, britânicos, brasileiros, norte-americanos e até argentinos que hoje deverão ficar a saber os preços dos hotéis e as condições oferecidas pelos campos de golfe do arquipélago.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos