O Presidente do Governo Regional da Madeira, inaugurou no dia 31 de Maio, às 18.00 horas, na Cidade do Funchal, a Gare Marítima da Madeira.
A construção da Gare Marítima da Madeira vem preencher três objectivos estratégicos do Porto do Funchal, designadamente:
A criação de melhores condições para a recepção e acolhimento do cada vez mais elevado número de passageiros dos navios de cruzeiro que procuram a Madeira;
A garantia de que as operações de embarque e desembarque se processem rápida e eficazmente, em ambiente de elevada qualidade, conforto e segurança;
A dotação de instalações que permitam, ao Porto do Funchal, a implementação harmoniosa das medidas de segurança que lhe competem, designadamente quanto ao controle de embarque e desembarque de passageiros, tripulação e respectivas bagagens e monitorização das áreas de acesso restrito, de forma a assegurar que apenas as pessoas autorizadas tenham acesso às mesmas.
Conceito
Para além da simplicidade e pureza da forma, o edifício da Gare Marítima da Madeira destaca-se pela sua singularidade. Pretende-se que o mesmo venha a estabelecer não apenas um marco na paisagem da cidade como possa ser facilmente reconhecível como a imagem do Porto do Funchal e, consequentemente, da Madeira para o mundo.
É um edifício a todos os títulos invulgar, tanto pela sua localização sobre o molhe do cais da Pontinha como pela sua forma muito longa e estreita, incluindo uma curva que a localização impõe, fazendo um paralelismo em relação à beira do cais existente.
A forma do edifício e o processo construtivo obrigaram a um trabalho de grande rigor, em todas as suas fases. Requereu uma execução particularmente cuidada, em que a preparação e a programação da obra assumiram uma importância crucial.
Estrutura
A Gare Marítima da Madeira é composta por um edifício principal com cerca de 3.145m2 (185m x 17m) de área de construção em planta e por um passadiço paralelo ao do cais sul, com uma extensão total de cerca de 570m e largura total de 4m.
A estrutura do referido edifício é composta por uma estrutura metálica nas vigas e pilares e, mista de aço com betão, nas lajes.
Investimento
Custo total do empreendimento: cerca de 13 milhões de euros
Comparticipação do Fundo de Coesão em 62,8%
Organização funcional
Está assegurada a separação integral entre os circuitos de embarque e desembarque.
A Gare está dividida em quatro zonas principais:
Ala Nascente
Ala Poente
Zona de Serviços Portuários
Passadiço
O circuito de embarque tem início na Ala Poente, ainda na parte exterior coberta, a qual fica paralela à zona de paragem de táxis e carrinhas de passageiros. A bagagem de porão é entregue e conduzida de forma independente pelo pessoal operacional na zona central da Gare, onde é feito o encaminhamento e controlo de segurança através de raios X. Os passageiros atravessam uma das portas automáticas de acesso ao átrio poente inferior (piso 0) onde, caso estejam a iniciar a viagem, efectuam o “check in” e o controlo de cartões de embarque. Seguidamente, são conduzidos por duas escadas rolantes e um elevador ao átrio poente superior.
Neste átrio, ainda com acesso público, irá situar-se a principal zona comercial da Gare, a qual inclui um snack-bar/café. O acesso ao passadiço é totalmente restrito a passageiros, devidamente identificados e autorizados. Em frente a cada porta de ligação entre este átrio e o passadiço, os passageiros passam pelo controlo de passaportes, de segurança e verificação da bagagem de mão, antes de acederem aos navios.
O circuito de desembarque para passageiros a terminar a sua viagem processa-se pelo passadiço de acesso aos navios e seguidamente, pela Ala Nascente da Gare. Neste átrio nascente superior existirá uma zona de rent-a-car, antes da zona de controlo de passaportes. Os passageiros são depois conduzidos, através de duas escadas rolantes e um elevador à sala de recolha de bagagem, no piso 0. A partir desta sala, após o controlo alfandegário, os passageiros são conduzidos para o exterior, onde encontrarão a via rodoviária para táxis e automóveis ligeiros.
O circuito de desembarque para passageiros em trânsito, caso não exista nenhum embarque em simultâneo, será preferencialmente encaminhado para o átrio superior poente, onde se situa a principal zona comercial da Gare. No entanto, para aqueles que optem pelas excursões em autocarro, poderão ser utilizadas uma das três torres de acesso existentes no passadiço.
A Gare Marítima da Madeira dispõe também, para além dos espaços comerciais, de vários gabinetes destinados às autoridades, tais como a GNR, Alfândega, SEF e Capitania.
A Zona de Serviços Portuários, localizada na parte mais à nascente do edifício, está destinada às próprias instalações da Administração dos Portos de Madeira, cuja sede passará a estar ali localizada.
A torre de controlo e demais áreas de serviço foram dotadas de um acesso independente, a partir da galeria exterior, através de escada e elevador. Dá igualmente acesso a uma área técnica, localizada no piso 2.
A zona central inferior da Gare, onde habitualmente ocorrerá o controlo das bagagens para embarque, está preparada para servir como sala de exposições, congressos ou reuniões, caso não esteja a ser utilizada na sua função principal.
Toda a Gare Marítima está dotada de uma rede Wifi na zona edificada e a zona exterior pedonal da mesma – zona de acesso público – foi executada em calçada portuguesa.
Outros dados
Total de estrutura metálica: aproximadamente 1.100 toneladas
Cobertura em chapa de alumínio lacado com isolamento interior: área aproximada de 9.500m2
Revestimentos Interiores nas zonas públicas da Gare em granito negro absoluto: área aproximada de 2.000m2
Algumas referências
A Madeira sempre foi um ponto estratégico e de passagem de navios de cruzeiro. Com o ressurgimento desta actividade turística a nível mundial, a Região conseguiu afirmar-se e consolidar-se como destino de cruzeiros e como uma importante referência nesta área do Atlântico.
A partir da década de 90, a indústria de cruzeiros registou uma fulgurante expansão, primeiro nos Estados Unidos da América e, depois, na Europa. Uma evolução marcada tanto pelo aumento da capacidade da frota e do número e da dimensão dos navios, como pela reorganização das empresas, pela consequente expansão das áreas geográficas de actividade e pelo crescimento acentuado da procura.
No ano passado, o Porto do Funchal liderou as estatísticas a nível nacional, registando 435.821 passageiros movimentados, o que se traduziu num crescimento de 7,5% face ao ano anterior. As perspectivas para este ano são também de crescimento, tanto no número de escalas como no número de passageiros.
PGRAM
Muitos parabens pelo investimento efectuado, pois podemos receber turismo com qualidade e todas as condições nesta Gare Marítima.
ResponderEliminarSó é pena a pontinha não ter mais cem metros para poder receber mais navios de turismo.
Já agora aproveitem o entulho deitado na Avenida do Mar e façam uma nova pontinha para poder-mos receber mais turistas.
Não liguem aos bota-abaixo, com ideias destrutivas porque não querem ver a Madeira desenvolvida.
Obrigado Sr.Presidente do Governo Regional, Dr.Alberto João Jardim, que muito tem feito pela nossa Terra.