terça-feira, 1 de junho de 2010

Inauguração da Gare Marítima da Madeira.

O Presidente do Governo Regional da Madeira, inaugurou no dia 31 de Maio, às 18.00 horas, na Cidade do Funchal, a Gare Marítima da Madeira.

A construção da Gare Marítima da Madeira vem preencher três objectivos estratégicos do Porto do Funchal, designadamente:


A criação de melhores condições para a recepção e acolhimento do cada vez mais elevado número de passageiros dos navios de cruzeiro que procuram a Madeira;
A garantia de que as operações de embarque e desembarque se processem rápida e eficazmente, em ambiente de elevada qualidade, conforto e segurança;
A dotação de instalações que permitam, ao Porto do Funchal, a implementação harmoniosa das medidas de segurança que lhe competem, designadamente quanto ao controle de embarque e desembarque de passageiros, tripulação e respectivas bagagens e monitorização das áreas de acesso restrito, de forma a assegurar que apenas as pessoas autorizadas tenham acesso às mesmas.
Conceito
Para além da simplicidade e pureza da forma, o edifício da Gare Marítima da Madeira destaca-se pela sua singularidade. Pretende-se que o mesmo venha a estabelecer não apenas um marco na paisagem da cidade como possa ser facilmente reconhecível como a imagem do Porto do Funchal e, consequentemente, da Madeira para o mundo.
É um edifício a todos os títulos invulgar, tanto pela sua localização sobre o molhe do cais da Pontinha como pela sua forma muito longa e estreita, incluindo uma curva que a localização impõe, fazendo um paralelismo em relação à beira do cais existente.
A forma do edifício e o processo construtivo obrigaram a um trabalho de grande rigor, em todas as suas fases. Requereu uma execução particularmente cuidada, em que a preparação e a programação da obra assumiram uma importância crucial.
Estrutura
A Gare Marítima da Madeira é composta por um edifício principal com cerca de 3.145m2 (185m x 17m) de área de construção em planta e por um passadiço paralelo ao do cais sul, com uma extensão total de cerca de 570m e largura total de 4m.
A estrutura do referido edifício é composta por uma estrutura metálica nas vigas e pilares e, mista de aço com betão, nas lajes.
Investimento
Custo total do empreendimento: cerca de 13 milhões de euros
Comparticipação do Fundo de Coesão em 62,8%

Organização funcional

Está assegurada a separação integral entre os circuitos de embarque e desembarque.
A Gare está dividida em quatro zonas principais:

Ala Nascente
Ala Poente
Zona de Serviços Portuários
Passadiço

O circuito de embarque tem início na Ala Poente, ainda na parte exterior coberta, a qual fica paralela à zona de paragem de táxis e carrinhas de passageiros. A bagagem de porão é entregue e conduzida de forma independente pelo pessoal operacional na zona central da Gare, onde é feito o encaminhamento e controlo de segurança através de raios X. Os passageiros atravessam uma das portas automáticas de acesso ao átrio poente inferior (piso 0) onde, caso estejam a iniciar a viagem, efectuam o “check in” e o controlo de cartões de embarque. Seguidamente, são conduzidos por duas escadas rolantes e um elevador ao átrio poente superior.

Neste átrio, ainda com acesso público, irá situar-se a principal zona comercial da Gare, a qual inclui um snack-bar/café. O acesso ao passadiço é totalmente restrito a passageiros, devidamente identificados e autorizados. Em frente a cada porta de ligação entre este átrio e o passadiço, os passageiros passam pelo controlo de passaportes, de segurança e verificação da bagagem de mão, antes de acederem aos navios.

O circuito de desembarque para passageiros a terminar a sua viagem processa-se pelo passadiço de acesso aos navios e seguidamente, pela Ala Nascente da Gare. Neste átrio nascente superior existirá uma zona de rent-a-car, antes da zona de controlo de passaportes. Os passageiros são depois conduzidos, através de duas escadas rolantes e um elevador à sala de recolha de bagagem, no piso 0. A partir desta sala, após o controlo alfandegário, os passageiros são conduzidos para o exterior, onde encontrarão a via rodoviária para táxis e automóveis ligeiros.

O circuito de desembarque para passageiros em trânsito, caso não exista nenhum embarque em simultâneo, será preferencialmente encaminhado para o átrio superior poente, onde se situa a principal zona comercial da Gare. No entanto, para aqueles que optem pelas excursões em autocarro, poderão ser utilizadas uma das três torres de acesso existentes no passadiço.

A Gare Marítima da Madeira dispõe também, para além dos espaços comerciais, de vários gabinetes destinados às autoridades, tais como a GNR, Alfândega, SEF e Capitania.
A Zona de Serviços Portuários, localizada na parte mais à nascente do edifício, está destinada às próprias instalações da Administração dos Portos de Madeira, cuja sede passará a estar ali localizada.

A torre de controlo e demais áreas de serviço foram dotadas de um acesso independente, a partir da galeria exterior, através de escada e elevador. Dá igualmente acesso a uma área técnica, localizada no piso 2.

A zona central inferior da Gare, onde habitualmente ocorrerá o controlo das bagagens para embarque, está preparada para servir como sala de exposições, congressos ou reuniões, caso não esteja a ser utilizada na sua função principal.

Toda a Gare Marítima está dotada de uma rede Wifi na zona edificada e a zona exterior pedonal da mesma – zona de acesso público – foi executada em calçada portuguesa.

Outros dados

Total de estrutura metálica: aproximadamente 1.100 toneladas

Cobertura em chapa de alumínio lacado com isolamento interior: área aproximada de 9.500m2

Revestimentos Interiores nas zonas públicas da Gare em granito negro absoluto: área aproximada de 2.000m2

Algumas referências

A Madeira sempre foi um ponto estratégico e de passagem de navios de cruzeiro. Com o ressurgimento desta actividade turística a nível mundial, a Região conseguiu afirmar-se e consolidar-se como destino de cruzeiros e como uma importante referência nesta área do Atlântico.

A partir da década de 90, a indústria de cruzeiros registou uma fulgurante expansão, primeiro nos Estados Unidos da América e, depois, na Europa. Uma evolução marcada tanto pelo aumento da capacidade da frota e do número e da dimensão dos navios, como pela reorganização das empresas, pela consequente expansão das áreas geográficas de actividade e pelo crescimento acentuado da procura.

No ano passado, o Porto do Funchal liderou as estatísticas a nível nacional, registando 435.821 passageiros movimentados, o que se traduziu num crescimento de 7,5% face ao ano anterior. As perspectivas para este ano são também de crescimento, tanto no número de escalas como no número de passageiros.





























PGRAM

1 comentário:

  1. Muitos parabens pelo investimento efectuado, pois podemos receber turismo com qualidade e todas as condições nesta Gare Marítima.
    Só é pena a pontinha não ter mais cem metros para poder receber mais navios de turismo.
    Já agora aproveitem o entulho deitado na Avenida do Mar e façam uma nova pontinha para poder-mos receber mais turistas.
    Não liguem aos bota-abaixo, com ideias destrutivas porque não querem ver a Madeira desenvolvida.
    Obrigado Sr.Presidente do Governo Regional, Dr.Alberto João Jardim, que muito tem feito pela nossa Terra.

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