quarta-feira, 2 de junho de 2010

Conceição Estudante revela candidatura ao EDEN

Madeira quer entrar nos destinos de excelência

A Madeira candidatou-se ao EDEN - Destinos turísticos de excelência. Quem o revelou ontem foi Conceição Estudante, secretária regional do Turismo e Transportes. Contudo, admite que o facto de ter de fazê-lo através de Lisboa, poderá vir a não permitir a celeridade desejada pela Região Autónoma.






A secretária regional do Turismo e Transportes revelou ontem durante uma conferência destinada a estudantes da Escola Secundária Jaime Moniz, que o destino Madeira se candidatou ao EDEN -Destinos turísticos de excelência, que pretende a promoção e suporte de destinos europeus em que o turismo está a ser desenvolvido assegurando a sustentabilidade social, cultural e ambiental.
Contudo, Conceição Estudante acentuou que a candidatura é feita através de Lisboa o que, conforme acentuou, pode trazer, eventualmente, dificuldades.
Recorde-se que o destino Madeira conseguiu ser reconhecido há poucos meses como um destino de excelência, atestado por uma entidade idónea internacional.
No evento onde Conceição Estudante falou de Turismo sustentável, numa conferência inserida no âmbito da semana da Feira dos projectos, a governante evidenciou que num mundo global e competitivo, as questões ambientalistas vão privilegiar os destinos auto-preservadores da sua existência.
Durante a apresentação do trabalho, começou por contextualizar o sector do turismo a nível internacional e a quantificar a sua importância em termos de PIB e emprego.
A dado passo recordou nos anos 70, os investimentos no sector tinham apenas uma perspectiva económica.
Uma década depois, nos anos 80, ao económico veio juntar-se o ambiental.
E, actualmente, deixa claro que projecto que se preze e queira ser sustentável, tem de ter uma visão integradora, que englobe as vertentes económica e ambiental, mas também as componentes cultural, técnico e científica.
Neste domínio, apontou os objectivos da agenda europeia, que visam a criação do correcto equilíbrio entre o bem-estar dos turistas, as necessidades das envolventes ambiental e cultural e, o desenvolvimento e a competitividade dos destinos e empresas, através de uma abordagem política holística e integradora, em que todos os parceiros partilhem dos mesmos objectivos.
Perante uma sala cheia de alunos do 12 ano, Conceição Estudante procurou sensibilizá-los, ainda que indirectamente, para as virtudes do sector do Turismo.
Nesse âmbito, entre o muito que falou na sala 215 do antigo liceu Jaime Moniz, apontou o valor que o Turismo tem na Madeira no PIB regional, entre 21% a 24 por cento, a existência de 171 estabelecimentos turísticos, 77 agências de viagens, 40 empresas de rent-a-car, 100 empresas de animação turística, cerca de 17.600 postos de trabalho directos e indirectos e cerca de 15% do emprego da Região Autónoma da Madeira.




Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos