sexta-feira, 5 de junho de 2009

Santos Costa procedeu ontem à abertura da ligação da Estrada da Liberdade ao Pilar

Via Expresso ao porto vai abrir no Verão






A ligação rodoviária entre a Estrada da Liberdade e a rotunda do Pilar foi ontem aberta ao trânsito pelo secretário regional do Equipamento Social. Na oportunidade, Santos Costa realçou que não fazia sentido aguardar pela conclusão da Via Expresso ao Porto do Funchal, prevista par o Verão, para abrir a ligação ao Pilar. A saída beneficia não apenas os moradores do Caminho do Pilar, mas também quem pretende chegar a Santa Quitéria e ao Curral das Freiras, sem necessitar passar pelo nó de São Martinho.


O secretário regional do Equipamento Social, Santos Costa, anunciou ontem que a abertura da Via Expresso ao Porto do Funchal estará pronta até ao final do Verão.
O governante que ontem promoveu a abertura do ramo de ligação entre a Estrada da Liberdade e a rotunda do Pilar, garantiu que a infra-estrutura que irá descongestionar todo o trânsito da cidade «estará concluída entre Agosto e Setembro», estando orçada em cerca de 29 milhões de euros.

Nó do Pilar e rotunda custaram meio milhão de euros

Junto à saída do Pilar, Santos Costa realçou que a abertura desta ligação a partir da Estrada da Liberdade, cujo investimento rondou meio milhão de euros, justifica-se pelo facto da mesma «estar concluída e vir a beneficiar uma área habitacional significativa».
Para o secretário do Equipamento Social «não fazia sentido a população estar à espera da conclusão da obra toda para poder beneficiar da mesma».
«Está pronta e vai fazer muito jeito às pessoas que residem no Caminho do Pilar e também às pessoas que se dirigem ao Madeira Shopping, pelo facto de já terem de se deslocar até à saída de São Martinho, descongestionando assim o trânsito naquela zona, além de beneficiar todos aqueles que se dirigem para o Curral das Freiras», destacou Santos Costa.
Este nó é composto pela rotunda do Pilar, com uma forma alongada, que passa assegurar as ligações ao lado norte da plena via da Estrada da Liberdade com o Caminho do Pilar, complementando o ramo de estrada já existente.

Via Expresso ao porto com 1.146 metros

A nova ligação faz parte integrante da terceira via criada por alargamento da plataforma da Estrada da Liberdade, constituíndo uma via paralela de entrecruzamento, para integração do ramo A do túnel da Levada do Cavalo.
O traçado da ligação em Via Expresso ao porto do Funchal, com um comprimento total de 1.146 metros, tem início na rotunda do Porto do Funchal e fim na intersecção com o antigo Caminho do Pilar onde começa o nó da Levada do Cavalo de ligação à Estrada da Liberdade.


Albuquerque destaca vantagens da ligação ao Pilar

Presente na abertura da ligação do ramo de ligação à rotunda do Pilar, o presidente da Câmara Municipal do Funchal, enalteceu as vantagens que esta infra-estrutura trará para as zonas altas da cidade e para áreas de maior aglomerado populacional, referindo-se à centralidade das Madalenas.
«Esta é uma obra importante para a cidade, visto permitir o descongestionamento do nó de São Martinho, e beneficiar os moradores das Madalenas, em Santo António», realçou.
Relativamente à Via Expresso de Ligação ao Porto do Funchal, obra da Secretaria Regional do Equipamento Social, orçada em 29 milhões de euros, o autarca realçou que se trata de uma obra estruturante para a cidade, visto resolver grande parte dos problemas de congestionamento do trânsito. «Trata-se de uma obra estruturante para a cidade», realçou Miguel Albuquerque, salientando ainda o facto do nó do Pilar vir a beneficiar as infra-estruturas em construção por parte da autarquia do Funchal na freguesia de Santo António.
A Via Expresso ao Porto começa com um túnel da Pontinha com 670 metros que passa sob a zona urbana envolvente das Avenidas do Infante e Luís de Camões e entre os hotéis Savoy e Pestana Casino Park e que, percorrendo uma extensa curva para poente, sai no vale do Ribeiro Seco a cerca de 70 metros a sul do emboquilhamento do actual túnel do acesso oeste à ligação do Porto do Funchal.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos