sexta-feira, 5 de junho de 2009
CMF asfalta estradas principais
A Câmara Municipal do Funchal prevê gastar nos próximos meses cerca de 1,4 milhões de euros na requalificação betuminosa dos principais arruamentos da cidade, nomeadamente as vias que foram alvo de renovação de redes de saneamento básico e de águas. Segundo Bruno Pereira a empreitada incidirá em ruas como a 5 de Outubro e as estradas Comandante Camacho de Freitas, João Abel de Freitas e Rua do Til. O autarca recusa a ideia de só em anos do calendário eleitoral a autarquia proceder à asfaltagem das principais vias de comunicação da cidade.
A Câmara Municipal do Funchal vai iniciar em breve a recuperação de pavimentos betuminosos e asfaltagem em diversos arruamentos do Funchal.
Segundo revelou o vice-presidente da autarquia, Bruno Pereira, trata-se de uma empreitada orçada em 1,4 milhões de euros, devendo beneficiar as principais ruas e estradas do Funchal que nos últimos dois anos foram alvo de trabalhos de renovação de rede de águas e esgotos.
Entre as ruas a beneficiar estão a 5 de Outubro, Nova da Quinta Deão, Ângelo Augusto da Silva, Pedro José de Ornelas, além das estradas dos Marmeleiros e Comandante Camacho de Freitas.
Bruno Pereira esclarece que este tipo de empreitada «é realizada todos os anos», sobretudo depois de intervenções em termos de renovação das redes de água e esgotos e «não somente em anos coincidentes com os calendários eleitorais».
Em algumas ruas a requalificação dos pavimentos da cidade do Funchal já foi realizada há vários anos.
Segundo Bruno Pereira «há anos que a Estrada João Abel de Freitas não é repavimentada, incluindo a requalificação de passeios e renovação de redes de saneamento básico».
O vice-presidente aponta ainda como exemplos de falta de intervenção na Rua do Til, na Estrada Comandante Camacho de Freitas, entre São Roque e o cruzamento da Eira do Serrado - a maior via do Funchal -, além do caminho Dr. Barreto e do Engenho Velho.
«Estas estradas foram requalificadas com a renovação de redes de água e esgotos, pelo que agora já é possível proceder à melhoria do pavimento betuminoso», referiu o autarca.
Segundo explicou «só se pode pavimentar aquilo que por baixo em termos de infra-estruturas, como saneamento básico e águas, foi renovado. Não se vai asfaltar de novo com infra-estruturas velhas, correndo o risco de amanhã ter que fazer uma vala para corrigir essas situações».
Bruno Pereira recorda que a Rua 5 de Outubro, requalificada há dois anos, «já cedeu o que tinha a ceder em termos das valas que foram abertas», podendo agora ser asfaltada sem problemas.
Ao todo a autarquia prevê intervir em 17 arruamentos que inclui, além da repavimentação integral, a marcação horizontal, ou seja, a pintura na via de passadeiras e outra sinalização.
Intervenção na ponte do “Bazar do Povo” entre Julho e Agosto
As obras de construção da nova ponte do Bettencourt, vulgarmente conhecida por ponte do “Bazar do Povo”, decorrerão a partir de Julho, devendo ficar concluídas num prazo de 60 dias, segundo Bruno Pereira.
Construída por ocasião da abertura da Rua Dr. Fernão de Ornelas, nos anos 40, a ponte é suportada por vigas de ferro, que segundo o autarca «estão a chegar ao limite da sua validade, apresentando situações de corrosão que a médio prazo podem ser preocupantes».
Sendo uma obra que só pode ser feita no Verão, com a diminuição do fluxo de trânsito por causa das escolas, a obra será executada em Julho, devendo ficar concluída em Agosto.
Segundo Bruno Pereira, a ponte do Bettencourt ficará praticamente igual. «Não haverá alteração dos varandins por forma a evitar a sua descaracterização, sendo sobretudo uma aposta nos aspectos de segurança», realçou.
O responsável salientou que se nada fosse feito, dentro de três a cinco anos a ponte «poderia tornar-se numa situação de maior gravidade em termos de segurança».
Bruno Pereira garante que a vistoria realizada às pontes da cidade, revelam que apenas a do “Bazar do Povo” apresenta problemas, visto que as restantes são pontes de betão.
Jornal da Madeira
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