terça-feira, 9 de junho de 2009

Centro de saúde e lar arrancam até final do Verão

Obra está em fase de adjudicação e vai servir a população do Porto da Cruz



(Vitor Reinecke in Olhares)

O Governo Regional vai iniciar até final do Verão as obras de construção do centro de saúde do Porto da Cruz. O secretário regional do Equipamento Social, Santos Costa, disse ontem ao JM que a empreitada está em processo de adjudicação, estimando-se que possa ir para o terreno até finais de Setembro. A estrutura comportará ainda serviço local de Segurança Social e um lar para a Terceira Idade, com capacidade para vinte quartos.


As obras de construção do centro de saúde do Porto da Cruz vão para o terreno até finais do Verão. Neste momento, a empreitada está em processo de adjudicação, conforme acentua o secretário regional do Equipamento Social, Santos Costa.
A obra está a cargo da Secretaria Regional do Equipamento Social, através da Direcção Regional de Infra-estruturas e Equipamentos e vai dotar a freguesia do Porto da Cruz de um equipamento constituído por várias valências e que possibilitará a entrada em funcionamento de um Centro de Saúde e de Segurança Social.
O Centro de Saúde desenvolve-se em dois pisos. No piso de rés-do-chão são constituídos os serviços de atendimento, administração e de apoio à actividade médica.
Uma bateria de instalações sanitárias, dividida por instalações sanitárias masculinas, femininas, para deficientes e ainda fraldário, darão apoio às diversas frentes de atendimento e espera.
O piso 1 destina-se aos serviços de assistência médica e é composto por uma sala de reuniões, gabinete do Delegado de Saúde, gabinetes de enfermagem e polivalentes.
O outro edifício, implantado a poente do complexo, contempla os serviços da Segurança Social e configura o Lar da Terceira Idade.
Uma entrada coberta permite o acesso aos serviços da Segurança Social, cujo atendimento será feito em gabinetes.
Relativamente ao Lar de Terceira Idade, caracteriza-se genericamente pela existência de 20 quartos para residentes (divididos por dois pisos), zonas de estar, apoio médico e circulações.
Os quartos, duplos na ala nascente e simples na ala oposta, serão todos equipados com mobiliário de apoio geriático. Possuem roupeiros individuais embutidos na construção, instalação sanitária privativa com lavatório, sanita e base de duche.
Uma instalação sanitária destinada ao banho assistido, presta serviço aos utentes mais dependentes.
A zona social é composta por uma sala de estar de maior dimensão, com copa de apoio para serviço de refeições ligeiras, estando ainda ligada a uma sala de actividades.
No último piso, a sala de convívios tem ligação directa para um terraço exterior que, para além de permitir a confraternização entre residentes, oferece a visualização da paisagem envolvente, nomeadamente para a vila do Porto da Cruz, Penha da Águia e mar do norte.
Para além do refeitório e da cozinha de serviço ao Lar, os utentes terão disponíveis um gabinete de enfermagem e um gabinete de apoio médico.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos