terça-feira, 1 de junho de 2010

Instituto aprova projectos no valor de 707 milhões

Miradouro do Cabo Girão, escola na Ribeira Beira e nova farmácia na Serra de Água





Acabam de ser aprovados 44 candidaturas na Madeira ao abrigo dos programas “Intervir+” e “Rumos”. Entre os projectos evidenciamos um destinado à requalificação do miradouro do Cabo Girão, e outros para o redimensionamento de uma escola na Ribeira Brava, a construção de uma farmácia na Serra de Água e um destinado ao abastecimento de água potável no Porto Moniz.


O Instituto de Desenvolvimento Regional, Autoridade de Gestão dos Programas Operacionais da Região, “Intervir+” e “Rumos”, aprovou um total de 44 candidaturas no âmbito da 21ª, e 22ª Unidades de Gestão do Intervir+ e 19ª,e 20ª do Rumos, inseridos nos Programas Operacionais Regionais – 2007-2013.
Entre os projectos aprovados merece especial enfoque a candidatura relativa à requalificação do Miradouro do Cabo Girão, da Secretaria Regional do Equipamento Social, que visa ampliação da plataforma do miradouro, construção e renovação dos serviços de apoio ao miradouro, a renovação das estruturas de acesso e a valorização ambiental de toda a zona de intervenção.
Há ainda a candidatura relativa ao redimensionamento da escola Básica do 1º Ciclo do Lombo de S. João, na Ribeira Brava, da Secretaria Regional do Equipamento Social. Um projecto que se insere no programa de requalificação do parque escolar no sentido de promover a melhoria da qualidade de ensino.
Podemos evidenciar igualmente o projecto “III Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico e Regional”, da ADERAM, que sendo um evento de projecção internacional que visa contribuir para a sustentabilidade do destino madeira como destino turístico de eventos e congressos.
Existem, por outro lado, alguns destinados a tecnologias informáticas para empresas madeirenses e ainda outros para a Twist Multimédia, uma empresa de publicidade e serviços multimédia, que permite aos clientes a disponibilização numa plataforma de espaços hipermédia baseados em vídeo, ambientes móveis, branding digital e gestão de conteúdos. Há ainda um outro relacionado com uma editora de livros a preços reduzidos em circuito tradicional e plataformas digitais.
Destaque ainda para o projecto da nova Farmácia na Ribeira Brava que pretende dotar a freguesia da Serra de Água com uma farmácia.
Podemos evidenciar ainda o projecto relacionado com a remodelação do Hotel Jardim Atlântico nos Prazeres.
É de realçar também a candidatura “Captação, Tratamento e Distribuição de Água Potável à Ribeira Funda”, do município do Porto Moniz, que visa a execução de uma rede de abastecimento de água potável, desde a adução, reservatório e a rede de distribuição domiciliária.


Outro projecto visa dotar o Núcleo de Instalações da Protecção Civil e Formação da Madeira, do Serviço Regional de Protecção Civil da Madeira, de instalações próprias e de um centro regional de formação.
A totalidade dos 25 projectos aprovados nas 21ª e 22ª unidades de gestão do Programa Intervir+ representa um montante total elegível de 497.557.419 de euros, com uma comparticipação europeia do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) de 332.095.7758 euros e uma contrapartida regional de 136.948.107 euros.
No que diz respeito ao Programa Rumos, foram aprovadas 19 candidaturas. Todos os projectos aprovados nas 19ª e 20ª unidades de gestão do Programa Rumos equivalem a um montante total elegível de 209.068.216 euros, com uma comparticipação europeia do FSE (Fundo Social Europeu) de 164.917.326 euros e uma comparticipação nacional de 40.950.654 euros.
Feitas as contas, são cerca de 707 milhões de euros de montante elegível.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos