terça-feira, 1 de junho de 2010

Donativos dos EUA entregues através das Conferências de São Vicente de Paulo

Emigrantes doam verbas a famílias desalojadas

A comunidade madeirense radicada na Califórnia conseguiu reunir 26.769.85 euros para ajudar as famílias que ficaram desalojadas, no decorrer do temporal de 20 de Fevereiro. O cheque foi entregue por Abílio Sousa ao presidente do Conselho Central do Funchal da Sociedade de São Vicente de Paulo no passado domingo, dia 30, no decorrer do Dia Vicentino que se realizou na Escola da Apel. O material foi entregue pelas Conferências Vicentinas com o apoio da comunidade da América.





”Perto de 18 famílias da Madeira foram, até ao momento, apoiadas com donativos e electrodomésticos, fruto de um apoio financeiro enviado pela comunidade madeirense radicada na Califórnia (EUA).
Até a passada sexta-feira foram entregues donativos a famílias de cinco freguesias, Monte, Santa Luzia, Camacha, Santo António e Curral das Freiras, respectivamente.
O material foi entregue pelas Conferências Vicentinas com o apoio da comunidade da América.
Abílio Sousa mostrou-se incansável no trabalho de distribuição destes bens. Natural das Achadas da Cruz, concelho do Porto Moniz reside em Fremont - Califórnia (EUA) há 34 anos.
No regresso aos Estados Unidos leva na bagagem fotografias e vídeos das pessoas e das casas que foram apoiadas para que a comunidade possa ver como foram distribuidos os donativos.
A paróquia do Monte, na pessoa do pároco, Pe. Giselo Andrade mostrou-se agradecida com o gesto da comunidade portuguesa residente nos EUA e todos quantos colaboraram com donativos para as vítimas do temporal.
Diversas famílias desta paróquia foram contempladas com a oferta de electrodomésticos e cabazes de compras, o que de acordo com o pároco “contribuiu para o seu bem-estar e para a recuperação da sua vida quotidiana”, frisou.

Família da Camacha emocionada com o apoio

Maria Lurdes Fernandes, de 71 estava “estonteada” com tamanha surpresa. Quando os responsáveis chegaram à sua nova casa, onde foi realojada depois do temporal, juntamente com o seu marido Ângelo Pedro Teixeira, de 72 anos exclamou, emocionada: “Nunca esperei receber tanta coisa” tendo agradecido a todos quantos colaboraram para esta iniciativa.
O casal mostrou-se, sobretudo, agradecido a Abílio Sousa que se revelou, igualmente, emocionado com o facto de ter conseguido ajudar esta família na Camacha porque, uma das emigrantes que muito trabalhou em prol do jantar de beneficiência para conseguir os donativos é natural desta freguesia.
Maria Lurdes Fernandes não se cansava de repetir “muito obrigada” ao salientar que não é fácil chegar aos 71 anos e recomeçar a vida.
Os momentos que viveu com o temporal, também, não lhe saiem da memória. “Não há noite nenhuma que não veja aquela grande derrocada vir de cima para baixo e levar a cozinha pelo ar, está a custar a passar, a psicóloga diz que não é fácil isto sair tão cedo do cérebro”.
Quatro meses antes do temporal havia ficado sem a cozinha que ardeu. “Veio isto outra vez, de maneira que isto está custando a sarar, com a nossa idade não é fácil”, apontou. Este fim-de-semana, já pôde estrear as novas panelas, com a visita do Espírito Santo e dos filhos e netos, o que sempre ajuda a tirar da memória as vivências menos boas.
A representante da Conferência de São Vicente de Paulo do Monte e do Conselho Central do Funchal, Lobélia Rebolo, acompanhada pelo secretário daquele Conselho, Silvio Mendes, desejou “toda a sorte e força para continuarem com a sua vida”.
Lobélia Rebolo confessou que “é uma alegria muito grande podermos ajudar a nível monetário e com os electrodomésticos” porque “é gratificante ver o dinheiro vir, as pessoas receberem e ficarem tão satisfeitas e emocionadas”. Para atender a tantas necessidades, as entregas foram feitas pessoalmente. “É o mínimo que podemos fazer”, frisou.
Além de Abílio Sousa, foram acompanhados pelo casal Sá, natural da Madeira, que reside em Hayward, o qual desejou “muita sorte para este casal e para todas as pessoas que perderam as suas coisas e os seus familiares”.

Donativos conseguidos em jantar de beneficiência

Os donativos para ajudar a Madeira foram conseguidos através de um jantar de beneficiência realizado no salão do Clube Português em Newark, o qual contou muito com o apoio dos emigrantes açoreanos e de outras nacionalidades. Um dos açoreanos, inclusive, confeccionou e oferecer a sopa de couve à moda da Madeira. Outros ofereceram galinhas e carne variada.
Este nosso conterrâneo recordou-se das imagens do temporal e confessou que foi quem avisou alguns familiares que estão na Região do que se estava a passar. Tem sempre a Madeira no coração e quando pode, traz a família que está nos EUA.
Ainda tem familiares nas Achadas da Cruz. Recorda-se que em tempos levava 4.30 horas de carro até lá, agora faz o mesmo percurso em apenas 1.30 horas. Enalteceu, por isso, o trabalho do presidente do Governo Regional ao reiterar que “ele fez muito, muito pela Madeira”.
Na Califórnia garante que “há muitos madeirenses bem na vida”. Ascendem a dois mil. Existe uma rádio portuguesa e um jornal impresso em português denominado “Tribuna” que sai de duas em duas semanas.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos