Os salgados são o sítio que deu origem ao que é hoje a freguesia da Camacha
Data: 03-08-2009
A Câmara Municipal de Santa Cruz está a tentar conseguir apoios comunitários para avançar com a recuperação do sítio dos Salgados, um dos locais mais a Sul da freguesia da Camacha e onde a natureza se mantém em melhor estado de conservação.
A informação é confirmada pelo próprio autarca santa-cruzense, José Alberto Gonçalves. "Os Salgados são um pequeno núcleo habitacional onde, segundo a história, começou a freguesia da Camacha. Há lá ainda uns restos de Capela que datam dessa altura".
O autarca diz que ao longo do percurso da Levada dos 'Caniceiros', nas proximidades da Capela, existe também uma Casa Senhorial com cantaria, que o presidente entende que deve ser recuperada. Este adianta que aquela casa pertencia a uma família de seu nome Camacho e que foi a partir daí que surgiu o nome da freguesia da Camacha. Certo é que este é um núcleo habitacional que tem apenas uma casa habitada.
José Alberto Gonçalves diz que não será fácil de colocar o projecto em andamento porque, para o financiamento comunitário ser aprovado, este terá de contar com a autorização de todas as famílias e há várias que se encontram emigradas. "A ideia é criar ali um núcleo bem recuperado que sirva para o turismo rural. Certamente será muito interessante, dada a acessibilidades e a preservação da natureza. Infelizmente, temos encontrado dificuldades ao nível da autorização dos proprietários desses terrenos e casas, porque muitos deles se encontram emigrados".
O autarca diz que uma das possibilidades de pôr este processo a andar passa pelas proprietários se unirem numa associação que consiga o apoio financeiro para a recuperação e exploração deste núcleo.
Uma novidade que deixará certamente os habitantes e proprietários das casas e terrenos satisfeitos, reside no facto deste local vir a ganhar novos acessos. "Estamos neste momento a construir uma estrada para os Salgados a partir do sítio do Lombo Centeio. Uma obra que está incluída no empréstimo que a Câmara fez há três anos e que agora está a ser executada", adianta o autarca.
DN Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos