segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Primeiro hotel do Faial (Concelho de Santana)terá 20 quartos

Nova unidade hoteleira será construída nos terrenos da Casa de chá do Faial
Data: 03-08-2009


(Casa de chá do Faial)

A Casa de Chá do Faial vai passar por importantes melhoramentos e transformações. O projecto já foi apreciado e autorizado pelas autoridades camarárias de Santana e após a recolha das respectivas licenças os actuais proprietários darão início às obras. O plano de desenvolvimento do projecto não implicará o encerramento do restaurante e bar, que manter-se-á inalterado, desde as últimas beneficiações, em 2003. O estabelecimento é um 'ex-libris' da freguesia nortenha e está implantado numa das zonas com melhores vistas panorâmicas, ladeado por dois vales de invulgar beleza paisagística.

Anacleto Teixeira de Freitas (75%) e Olívio Silva (25%), dois filhos do Faial, ambos emigrados na Venezuela, são desde o início desta década os proprietários da empresa, que actualmente emprega 27 pessoas, todas naturais da zona do Faial. Anacleto Freitas disse ao DIÁRIO que a compra do histórico estabelecimento foi o concretizar de um sonho de criança. Lembra-se do tempo em que os faialenses só lá entravam para trabalhar, porque o restaurante estava aberto apenas para turistas e famílias do Funchal que lá iam almoçar nos fins-de-semana. Os naturais da freguesia, de menos recursos, não tinham praticamente acesso. Nas últimas décadas as condições de vida mudaram e os emigrantes voltaram à sua terra com possibilidades de investir e contribuir para o seu desenvolvimento. Recorde-se que daquela zona do concelho de Santana partiram entre os anos 50 e 60 da última década famílias numerosas inteiras para a Venezuela, a tal ponto que há cerca de dez anos institucionalizou-se naquele país da América a organização 'Filhos do Faial' que, inclusive, trouxe à Madeira o então vice-presidente do Governo Bolivariano José Vicente Rangel, que esteve na cerimónia de inauguração de um busto de Simón Bolivar.

Anacleto Freitas confessou-nos que o primeiro projecto para a Casa de Chá do Faial era um pouco fantasista. Previa uma torre com 40 quartos no cimo da qual seria construído um restaurante giratório. Era tão ambicioso, quanto despropositado, reconhece o empresário. Hoje tem a noção perfeita de que a paisagem deve ser protegida e que as características dos lugares não podem ser alteradas por projectos que estariam mais adequados para as cidades cosmopolitas.

O plano de obras prevê a construção de uma unidade hoteleira de 20 quartos e de um salão preparado para conferências e festas, com capacidade para albergar 300 convivas. Tudo em terrenos contíguos à Casa de Chá, que se manterá com as características actuais. Os proprietários consideram que a obra será uma mais-valia para o concelho de Santana e uma valorização da freguesia, criando mais emprego e a primeira unidade hoteleira naquela zona, um ponto importante de passagem e, porventura, de estada, para os milhares de turistas que anualmente visitam a Madeira e se aventuram a explorar o interior da ilha e as suas belas paisagens, através das veredas e levadas.

Hoteleiro na Venezuela

O madeirense Anacleto Teixeira de Freitas é o maior empresário de estabelecimentos de mercearia fina na Venezuela. É também importador de diversas marcas de referência no sector alimentar, com representações exclusivas para outros países da América Latina. Actualmente é presidente da ANSA - Associação Nacional dos Supermercados e Autoserviços.

na sua vida empresarial conta-se investimentos no sector hoteleiro. Com seu irmão Lomelino construiu e explora em San Cristobal (Estado Mérida) o hotel 'Country Gardens Suite' com 125 quartos.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos