Mais meteorologistas e equipamento
Para a última semana de Agosto está prevista a instalação na Madeira de dois novos equipamentos por parte do Observatório Meteorológico. Trata-se de dois sensores que terão como principal objectivo a leitura do tempo presente, sendo que um ficará localizado nas instalações daquele serviço, junto ao Lazareto, e o outro no Pico do Areeiro, segundo nos confidenciou o responsável pelo observatório, Victor Prior.
Mas, mais importante, será a entrada, em breve, de dois novos meteorologistas para o Observatório. O concurso está a decorrer até final de Setembro, mas sabe-se desde já que não deverá contar com concorrentes oriundos da ilha. «Há pessoas que concorreram para o continente, para a Madeira e para os Açores. Agora é preciso esperar algum tempo para ver onde as pessoas preferem ficar», disse, acrescentando que, da Madeira, «não há ninguém. Ainda estivémos a ver se havia gente com licenciatura em Meteorologia e Geofísica, mas não há», disse.
Vítor Prior diz que costuma acompanhar os cursos nesta área e salienta que, de facto, não são muitos os madeirenses que optam por esta vertente. «Gostava que houvesse, mas não posso fazer nada. Não quer dizer que daqui a meia dúzia de anos não haja alguém nesse curso», complementou.
Depois da entrada dos dois novos “reforços”, Victor Prior diz que «fica lugar para mais um», já que estão previstos três novos funcionários. «Situação que vai permitir um serviço efectivo 365 dias por ano, para dar informação todos os dias e para acompanhar o estado do tempo», continuou.
Pelo contrário, está quase concluído o concurso para a admissão de dois novos observadores, sendo um para o Aeroporto da Madeira e outro para o Aeroporto do Porto Santo. «Quarta, quinta e sexta próxima decorrem as provas psicológicas», revelou Victor Prior, sendo que os dois novos “recrutas” vão ingressar nos quadros do Instituto, de serviço na Madeira.
Relativamente à sede do Observatório, o responsável diz que está satisfeito. «O espaço físico é óptimo e o suficiente. A localização é muito boa. Neste momento satisfaz, mas sou ambicioso e tenho projectos. Porém, não quero me precipitar para já», conclui.
Jornal da Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos