sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Rui Moisés quer criar centros sociais em Santana






Rui Moisés quer aproveitar as escolas que estão fechadas e que são propriedade da Câmara e criar centros sociais em todas as freguesias.
Os centros sociais, explica o candidato social-democrata à presidência da Câmara Municipal de Santana, nas eleições de Outubro próximo, vão incluir centros de convívio para a Terceira Idade, centros multimédia (com acesso à Internet e vocacionados para todos os escalões etários) e um atelier.
Este atelier será coordenado pelos responsáveis pelas diferentes valências da Casa da Cultura (inaugurada anteontem e que ficará sob dependência da Câmara Municipal de Santana). Essa colaboração directa entre as duas estruturas permitirá ocupar os tempos livres e ainda concretizar vários trabalhos, nas mais diversas áreas.
Rui Moisés lembra ainda que há várias instituições locais a desenvolver trabalhos de cariz social junto das crianças e da Terceira Idade e que esse trabalho não poderá, igualmente, ser desprezado.
Neste sentido, promete protocolos de responsabilidade com aquelas instituições, nos quais a autarquia proporcionará apoios financeiros e logísticos e as colectividades farão o seu trabalho em prol da população.
Para além destes centros sociais, serão criados polos nos sítios mais longínquos dos centros das freguesias, onde a população também terá acesso, embora em escala reduzida, aos mesmos serviços disponibilizados pelos centros sociais.
Rui Moisés dá o exemplo dos sítios da Ribeira Funda, em São Jorge, do Lombo de Cima, no Faial e da Silveira, em Santana. Aliás, neste último caso, há uma escola abandonada que será aproveitada para o efeito.
Por outro lado, serão concretizadas várias actividades camarárias, em que participarão os utentes dos centros sociais.
Estes centros sociais serão integrados no pelouro da Intervenção Comunitária, que tem a área social, e que Rui Moisés pretende criar, se for eleito a 11 de Outubro.
O candidato sublinha o bom trabalho que as instituições particulares de solidariedade social vêm desenvolvendo no concelho e acrescenta que a edilidade não quer substitui-las nessa acção. Os elogios, reforça, são alargados às instituições de âmbito cultural e desportivo do Município.
O nosso interlocutor lembra que o PSD é um partido inter-classicista, pelo que o trabalho a desenvolver, no domínio social, será alargado a todos os escalões etários, que não apenas os mais idosos.
Neste sentido, reforça, o Emprego será uma das suas principais prioridades. E defende que «se tiver que se optar entre uma estrada e um investimento que crie postos de trabalho, vamos optar por este último».
O deputado lembra que a Câmara terá de arranjar formas de atrair o investimento privado, frisando que é preciso dar oportunidades de fixação no concelho aos mais jovens.
A candidatura anuncia ainda uma atenção especial para a área da Educação Especial, lembrando que a criação de um Centro de Actividades Ocupacionais será uma das prioridades.

Gala anual e programas de requalificação urbana

A Câmara Municipal de Santana, se Rui Moisés for eleito, vai realizar, anualmente, uma gala de valorização das actividades que se fazem no concelho e das personalidades que lá vivem ou que lá nasceram. O projecto abrangerá as áreas cultural, social e desportiva.
O candidato diz que, por exemplo, o propósito será disntiguir uma instituição que se releve no desenvolvimento de acções inovadoras em prol do concelho ou então uma personalidade que se destaque no campo das artes ou do desporto.
Por outro lado, serão ainda desenvolvidos programas de requalificação urbana, por forma a proporcionar uma nova imagem, mais renovada, ao concelho.
Desta forma, em colaboração com as Juntas, com privados e com a IHM, serão desenvolvidos esforços no sentido de se requalificar as habitações degradadas, pertencentes a famílias com poucos recursos.
Serão abrangidas, por exemplo, casas de colmo com telhados de zinco (reconvertendo as coberturas) ou habitações por pintar ou sem cobertura.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos