sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Regata transatlântica chega ao Funchal no final do mês de Setembro

Madeirenses abrem as 'portas' à Transat 6,50

Data: 07-08-2009



Criada em 1977 com o objectivo de proporcionar aos jovens navegadores uma possibilidade de entrar na vela de alta competição a um preço relativamente acessível, foi criada a regata oceânica Mini Transat. O sucesso e a evolução no mundo da vela fez com que a conhecida regata muda-se de nome para Transat 6,50 a partir de 2001.

Após o sucesso quer ao nível desportivo, logístico e social na última edição da regata em 2007, a Grand Pavois, entidade detentora dos direitos da regata a nível internacional, volta a escolher a Madeira como escala entre La Charente-Maritime em França e Salvador da Baía no Brasil.

O facto da Madeira voltar a ser escolhida como escala desta prestigiada regata, apesar da forte concorrência das Ilhas Canárias entre outras, deve-se em muito ao sucesso alcançado em 2007 e à forma como entidades públicas e privadas uniram esforços e encetaram parcerias com o propósito de promover o Funchal, a Madeira e Portugal internacionalmente.

Este ano a escala na Madeira durará cerca de 15 dias ao longo dos quais, no village a criar na Marina do Funchal, haverá um programa eclético de animação que procurará promover a ligação entre os velejadores, os acompanhantes e os habitantes da cidade do Funchal.

Assim sendo a partir de Setembro 84 embarcações, entre elas a portuguesa 'navegada' por Francisco Lobato irão juntar-se na capital madeirense num espectáculo único que irá perdurar, para além da chegada e partida das embarcações de grandes 'festas' dos homens do mar.

Mais uma vez de salientar a colaboração dos utentes da Marina do Funchal que se predispuseram, novamente, a deslocar os seus barcos para outras marinas na altura da passagem da Regata, e ainda, à Marina da Quinta do Lorde, do Porto Santo e da Calheta por disponibilizarem os espaços pretendidos pela organização nesta operação.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos