Via pronta este Verão
DN
JM
Santos Costa diz que a nova ligação entre os Viveiros e o Complexo Escolar e Desportivo Bartolomeu Perestrelo é uma obra «pequena» mas «muito importante». O secretário regional de Equipamento Social visitou ontem esta empreitada que surge no seguimento da aposta do Governo Regional em melhores acessibilidades e tem o custo de um milhão de euros.
Com uma extensão de cerca de 300 metros, esta ligação é composta por uma faixa de rodagem de seis metros de largura e dois passeios laterais de 1,50 metros.
De acordo com o governante, a nova via vai ligar a zona da Escola Bartolomeu Perestrelo e a zona dos Viveiros e «vai servir imenso as famílias que têm que levar e trazer os alunos a esta escola», complexo escolar junto ao qual «vai ser construído, de acordo com este Programa de Governo, a Escola Básica do Imaculado Coração de Maria».
Além disso, fez notar que com este arruamento as ligações com a zona dos Viveiros e Achada vão passar a fazer-se de forma «muito facilitada», bem como «também vai permitir dar continuidade àquilo que vai chamar-se a Cota 100, que ligara a zona da Pena ao Til», salientou.
Destaque-se também que além da melhoria na circulação rodoviária que vem, deste modo, dar uma melhor resposta às necessidades dos moradores, esta obra irá «facilitar os estacionamentos» e irá trazer «benefícios a nível de redes de águas, esgotos, electricidade e telecomunicações».
Ainda relativamente a este acesso, que «será concluído ainda este Verão», a tempo de ser usufruído no ano escolar que se avizinha, Santos Costa disse que o seu processo implicou algumas expropriações e levou mais algum tempo a construir, por via das dificuldades inerentes às aquisições de terrenos. Mas a este respeito fez questão de referir que «tudo resolveu-se sem nenhum processo contencioso e a obra está bem encaminhada para a sua conclusão».
Relativamente ao custo da obra e o que fez este subir, o secretário da tutela explicou que tal tem a ver com a execução dos trabalhos, que implicou ainda o alargamento a sul da Rua Alferes Fernandes de Abreu dotando-a com dois sentidos de circulação, alargamento dos arruamentos circundantes, bem como também a dificuldades inerentes à orografia o que implicou a colocação de muros.
Acessibilidades vão «revolucionar» cidade do Funchal
Aquando da visita efectuada ontem à obra de construção da nova ligação entre os Viveiros e o Complexo Escolar e Desportivo Bartolomeu Perestrelo, o secretário regional de Equipamento Social lembrou ainda outros acessos, relativamente às acessibilidades que vêm sendo feitas na cidade do Funchal.
Quanto às obras que vão ter a sua conclusão em breve, Santos Costa fez referência à Avenida do Amparo, o acesso a Santo Amaro e, ainda, o acesso na via expresso ao Porto, «que deverá estar concluído este Verão».
Outra obra que fez questão de destacar é a Cota 500. Sobre esta empreitada «ainda estamos um pouco longe em termos da conclusão», disse, referindo a este respeito que a 1ª. fase da obra «está em execução», mas que o governo pretende concluir até 2011. «A 2ª. fase vai avançar para o terreno dentro em breve», acrescentou o secretário da tutela.
«Temos um panorama em termos de acessibilidades importante no Funchal, e que vai revolucionar bastante o transporte e o tráfego rodoviário na cidade», destacou Santos Costa.
Jornal da Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos