Porto Santo - Correspondem a uma primeira fase de um projecto mais vasto para o porto
O presidente do Governo Regional inaugura, amanhã, pelas 19 horas, no Porto Santo, as obras levadas a cabo no porto marítimo daquela ilha durante os últimos dois anos e meio, e que compreenderam a execução de diversos trabalhos.
Entre estes está o reperfilamento da protecção exterior do molhe numa extensão de 550 metros lineares, através da remoção dos tetrápodes existentes e na colocação de 62.672 metros cúbicos de enrocamento de 50.925 metros cúbicos de blocos antifer de betão de 30 toneladas.
Outras das obras ali efectuadas prende-se com o reforço da protecção do troço N-S do molhe e a construção de um novo acesso ao porto, na extremidade nascente do mesmo, através de uma rampa de acesso com uma extensão de 80 metros.
Destaque ainda para a construção de uma rotunda de interligação do acesso ao porto com a Estrada Jorge de Freitas e a reconstrução do pavimento do terrapleno portuário numa área de 23.000 metros quadrados, no sentido de adequá-lo à movimentação de carga geral convencional e contentorizada, bem como a correspondente criação das redes técnicas na área de intervenção do terrapleno, tendo em vista o desenvolvimento das edificações previstas em futuras empreitadas.
Molhe preparado para outros 20 anos
De salientar ainda que o reforço do molhe de protecção garante a segurança e a longevidade do porto, uma vez que o muro de cortina estava muito degradado e a estabilidade da estrutura estava em risco. Uma vez que os portos têm uma vida útil de 20 anos, as obras agora efectuadas no molhe de protecção permitirão ao porto do Porto Santo funcionar bem e em segurança durante pelo menos esse período.O Governo Regional aproveitou também esta obra para criar melhores condições para o armazenamento da carga contentorizada e para abrir uma nova estrada, de forma a optimizar os acessos ao porto. Este novo acesso também permite separar o porto em duas zonas: uma de carga contentorizada e outra de lazer, cumprindo-se assim o Plano Director do porto do Porto Santo.
A segunda fase contempla a construção de edifícios portuários, arranjos exteriores, melhoria das acessibilidades, bem como o novo cais e rampa de acesso ao salvamento náutico, cujos projectos se encontram já em elaboração.O projecto de Infra-estruturas no porto do Porto Santo foi alvo de uma candidatura, que tem um custo global estimado em cerca de 28 milhões de euros, ao Programa Operacional Temático Valorização do Território (POVT) integrado no Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para o período 2007-2013 (Eixo Prioritário V – Redes e Equipamentos Estruturantes, na Região Autónoma da Madeira) com o objectivo de melhorar os níveis de eficiência e de segurança do transporte marítimo, naquele porto.Estas obras, que correspondem a uma primeira fase de um projecto mais vasto previsto para o porto do Porto Santo, custaram mais de 18 milhões de euros e foram comparticipadas em 70 por cento pelo Fundo de Coesão.
Jornal da Madeira
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