Câmara do Funchal apela à abertura do comércio a 21
Depois de no ano passado, os 500 anos da cidade do Funchal terem sido comemorados com um vasto programa, a autarquia funchalense quer apostar nesse formato este ano. O propósito é o de tornar o dia 21 de Agosto numa jornada de confraternização, levando os funchalenses e não só a sairem para a rua e participar nas inúmeras actividades que serão desenvolvidas neste dia. Como o calendário dura todo o dia, a Câmara apela a que os comerciantes abram os seus negócios no feriado, «já que pode ser bom economicamente», realçou Pedro Calado.
O programa para o Dia da Cidade do Funchal, que se comemora no próximo dia 21 de Agosto, será semelhante ao do ano passado, repleto de iniciativas desde a manhã, terminando às 23h30 com um espectáculo de fogo-de-artifício na baía. Em 2008, foram milhares as pessoas que assistiram às diversas actividades ao longo do dia, desde o espectáculo aéreo dos “Asas de Portugal”, como também o desfile histórico que percorreu as ruas da cidade.
A perspectivar essa mesma afluência de pessoas ao Funchal, já que o programa deste ano é parecido ao de 2008, a Câmara Municipal do Funchal (CMF) pede aos comerciantes que abram os seus estabelecimentos nesse dia feriado. «É um dia que pode ser bom economicamente, ou seja, quem tem os restaurantes e bares na baixa pode tirar partido nesse dia e é um apelo que fazemos, apesar de ser feriado», explicou ao nosso jornal o vereador com o pelouro da Economia e Finanças da CMF, Pedro Calado.
Além disso, este ano há uma novidade no programa que é a estafeta entre as dez juntas de freguesia do Funchal e que envolve cerca de 50 elementos de cada freguesia. Estes participantes irão receber uma senha para dez restaurantes do Funchal para que possam almoçar. «Esta é uma forma de incentivar o comércio local, numa altura em que toda a gente fala em dificuldades. É uma festa, mas para ajudar os comerciantes», afirmou.
Tornar o dia da cidade
numa grande festa
Depois de em 2008, o Funchal ter comemorado os seus 500 anos com um vasto programa, a Câmara Municipal do Funchal quer voltar apostar nesse formato, pelo menos o programa do dia 21.
O vereador Pedro Calado salienta que o objectivo é o de tornar o Dia da Cidade «numa grande festa». É que até ao ano passado, este feriado passava despercebido à grande maioria dos funchalenses, porque havia apenas uma cerimónia solene nos Paços do Concelho e uma missa, que era dirigida às entidades oficiais e ainda havia um almoço para os funcionários e familiares da autarquia. «Muitos dos funchalenses passavam pelo dia quase que despercebidos, era apenas mais um feriado. Só que com os 500 anos, nós quisemos tornar este dia numa festa e foi muito bem conseguido, com actividades desde as nove da manhã, até à meia noite», explicou Pedro Calado, adiantando que é este o objectivo para este ano.
«Não é para fazer uma festa só para ver, mas para sair à rua e particiar, confraternizar». «A ideia que tenho do povo madeirense é que gosta muito de ver a festa, mas para participar é complicado e esta festa é para tentar que as pessoas percam essa vergonha e saiam para a rua com familiares e amigos e tornem este dia especial».
«Até 2008, o Dia da Cidade do Funchal passava um pouco despercebido aos funchalenses e com os 500 anos da cidade quisemos tornar esse dia numa festa e isso foi conseguido», afirmou Pedro Calado.
Cortejo histórico terá 700 figurantes e irá assinalar quatro séculos
Festejos têm um custo de cem mil euros
Para as comemorações do Dia da Cidade do Funchal, a autarquia investiu cem mil euros, num cartaz que dura todo o dia.
O desfile histórico e o fogo-de-artifício são as actividades mais dispendiosas. Só o Cortejo Histórico do Funchal irá ter 700 figurantes, cujos fatos têm de ser alugados, porque não existe na Madeira uma empresa que elabore fatos de época. Mas, à semelhança do ano passado, o desfile será um dos pontos altos, já que levou milhares às ruas da cidade. Aliás, para o vereador Pedro Calado, o propósito da autarquia é o de tornar o desfile em mais um evento turístico da cidade. «É um evento de referência e faz com que as pessoas participem». O cortejo irá sair às 21h30 da Escola Secundária Francisco Fernado e irá descer a Rua 5 de Outubro, passando na Avenida do Mar e Zarco, terminando na Praça do Município.
No ano passado, o desfile retratou os 500 anos de história do Funchal. Para este ano, a empresa que está a realizar o programa, a Edicarte, vai recriar quatro séculos da nossa história a começar pela época dos Descobrimentos, depois o Barroco, o Romantiosmo e ainda a época Contemporânea. O desfile está a ser preparado há dois meses com o recrutamento dos figurantes e ainda terá quatro ensaios. E a pensar em 2010, a Edicarte já tem o tema para o próximo desfile que abordará os 100 anos da Implantação da República.
Concerto dos Bandolins da Madeira com Carlos Guilherme a 20 no Jardim Municipal
“Asas de Portugal” voltam a sobrevoar Funchal
O concerto dos Bandolins da Madeira com Carlos Guilherme, no Auditório do Jardim Municipal, a partir das 21 horas, no noite de 20 de Agosto, marca o início das comemorações do Dia da Cidade do Funchal, que este ano comemora os seus 501 anos. Este é um espectáculo que já foi apresentado no Teatro Nacional São Carlos, em Lisboa, em que a música portuguesa será homenageada.
A 21 de Agosto, entre as 9 e as 10 horas, haverá uma actuação de pilotos de Parapente e Asa Delta que irão aterrar no cais da cidade. Entretanto, decorrem as actividades náuticas de embarcações de recreio na baía.
Uma novidade, este ano, é a estafeta das Juntas de Freguesia que irá ligar as dez juntas. Às 10h30, terá lugar na Igreja do Colégio a Missa de Acção de Graças e pelas 11h47 será feita a apresentação das Honras Militares às Altas Entidades convidadas por uma formatura dos Bombeiros Municipais.
Os aviões da Força Aérea Portuguesa vão sobrevoar o Funchal pelas 11h50, mas o ponto alto serão as acrobacias agendadas para as 17h30. No dia anterior, a patrulha acrobática da Força Aérea Portuguesa irá fazer o ensaio para este segundo espectáculo na cidade do Funchal, já que no ano passado os “Asas de Portugal” abrilhantaram a festa.
Às 12 horas, está marcada a sessão solene na Câmara Municipal do Funchal com a presença das autoridades e com a entrega de medalhas a funcionários. Nesta cerimónia, irão discursar o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Albuquerque e o presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim.
A partir das 15h30, haverá uma arruada de bandas em diversos pontos da cidade, sendo que pelas 16h45 estas doze bandas irão concentrar-se na Praça da Restauração para um concerto único. Por volta das 16h30, os grupos folclóricos vão actuar no Cais, Teatro Baltazar Dias, Praça da Autonomia e no Largo da Sé. A par destas actividades, o avião do Aero Clube da Madeira vai sobrevoar os céus da baía do Funchal. Depois dos “Asas de Portugal”, às 18 horas, haverá um salto de precisão de pára-quedistas sobre o terreno junto ao cais e a partir das 18h30, os carros antigos vão desfilar nas artérias principais.
À noite, ocorre um grande espectáculo: o cortejo histórico do Funchal, entre as 21h30 e as 23 horas e às 23h30 o programa de festividades termina com um espectáctulo de fogo-de-artifício na baía do Funchal.
De salientar que o calendário comemorativo do Dia da Cidade do Funchal está disponível no endereço electrónico http://www.funchal21deagosto.com. Além do programa pormenorizado, tem ainda uma galeria de fotos com os melhores momentos das comemorações do ano passado que marcaram os 500 anos da cidade, e ainda os mapas com o local onde vão decorrer o desfile das juntas, a arruada das bandas, o desfile de carros antigos e também o grande cortejo histórico. O “Funchal 21 Agosto”, que tem o objectivo de ser a Festa da Cidade, está também no Twitter.
O calendário comemorativo do Dia da Cidade do Funchal, que será assinalado no próximo dia 21 de Agosto, sexta-feira, está disponível no endereço electrónico http://www.funchal21deagosto.com. Tem ainda disponível fotografias e os mapas onde os vários desfiles vão passar. Através do Twitter, pode também ficar a conhecer tudo que irá acontecer a 21 de Agosto.
Jornal da Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos