quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Ano lectivo 2009/2010 traz novas escolas e projectos

Francisco Fernandes anuncia ainda apoio escolar online
Escola a tempo inteiro chega ao Pré-escolar

A escola a tempo inteiro já abrange 98% dos alunos do primeiro ciclo e o projecto chegará agora à educação pré-escolar, anunciou ontem Francisco Fernandes, no âmbito da apresentação do ano lectivo, que começa a 21 de Setembro e que ficará marcado por «vários projectos inovadores».




O secretário regional da Educação e Cultura, Francisco Fernandes, apresentou ontem, de forma inovadora, o novo ano lectivo escolar, que começa a 21 de Setembro, conforme já foi noticiado. Para além do calendário, a apresentação, em formato digital, foi enviada para os diferentes órgãos de Comunicação Social, com textos, som e vídeo.
Na sua apresentação, o governante deixou claro o seu optimismo em relação ao novo ano lectivo. «Com trabalho, empenho e disciplina, a administração pública e as escolas da Madeira e todos os seus agentes, irão garantir – às famílias e aos alunos – as condições de sucesso e de desenvolvimento educativo e cultural por todos desejadas», acentuou.
A apresentação deu conta de várias inovações e informações. Assim, Francisco Fernandes anunciou que o projecto ETI (Escolas a Tempo Inteiro) «chega à Educação Pré-Escolar, o que – aliado à duração do calendário anual – vem atenuar os eventuais impactos, no seio familiar, dos períodos de maior exigência laboral».

98% dos alunos a tempo inteiro


Refira-se ainda que, neste ano lectivo, 98% dos alunos do 1.º Ciclo têm acesso às Escolas a Tempo Inteiro e, apenas, em três concelhos a cobertura não atinge os 100%.
Por outro lado, «a cobertura em idades de Creche e de Educação Pré‑escolar regista uma melhoria, em termos percentuais, e, nos restantes ciclos, os níveis de frequência mantêm-se elevados – com taxas de escolarização crescentes – característica registada nos últimos anos, na Região».
«O recente processo de inscrições e matrículas nos Estabelecimentos de Infância e nas Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico decorreu sem problemas de maior. Na Região, manteve-se a característica única de a candidatura à frequência poder ser feita na escola atribuída, mesmo que para qualquer outra da rede regional, facilitando o processo à família», frisou ainda o secretário regional da Educação e Cultura.
Por outro lado, «na investigação associada à acção, prevê-se o desenvolvimento de projectos relativos ao estudo e à introdução de práticas e métodos de intervenção inovadores em diversas áreas da Educação Especial e da Reabilitação, bem como da Sobredotação».
Em 2009/2010, destaca, «a abertura de Unidades de Apoio Especializado para a Educação de Alunos com Multideficiência nas EB1/PE do Garachico e da Achada é um exemplo de aposta na inclusão».

Despiste de dificuldades
de acuidade e percepção visual


Depois, ainda no âmbito do apoio a pessoas com deficiência, será possível realizar o despiste de dificuldades de acuidade e percepção visual nos estabelecimentos de Educação Especial, bem como na EB1/PE Professor Eleutério de Aguiar.
«Note‑se, ainda, que esta escola de referência será a primeira da Região a acolher uma turma conjunta de alunos surdos e de alunos ouvintes, com metodologia específica, no 1.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico. Deste modo, a diversidade de ofertas continua a ser uma preocupação da Região», sublinhou.
Francisco Fernandes realçou ainda que, «antecipando o discutido, hodiernamente, em termos nacionais, a aplicação do projecto ESA (Educação para a Sexualidade e Afectos), centrado nos alunos do 5.º ao 9.º anos de escolaridade, vem auxiliar o enquadramento familiar destas questões».


Apoio escolar online


Por outro lado, para o ano lectivo de 2009/2010, «ultima-se a preparação do Apoio Escolar Online a alunos da Região (apoiados pela Acção Social Educativa), prestado de forma síncrona e assíncrona». «Este projecto recorre a técnicas de e-learning e engloba uma equipa de professores de diversas áreas, gerando benefícios evidentes para os alunos e lançando novos desafios aos professores», disse.
O governante lembrou também que «o próprio Estatuto da Carreira Docente da RAM – em que se preserva a comunicabilidade entre os quadros nacionais e regionais – equilibra a oportunidade e a estabilidade profissionais».
Outras novidades serão que, no Conservatório – Escola Profissional das Artes, o Bandolim passa a constar do curso especializado de instrumento, e a Escola Profissional de Hotelaria e Turismo, na formação de activos, passa a oferecer o curso de Guias do Mar, mantendo os cursos de Guias de Montanha e de Motoristas de Turismo.


3.226 funcionários e 7.621 docentes

No próximo ano lectivo, existirão 7.621 docentes com vínculo nos estabelecimentos de educação/ensino da Região. Daqueles, 6.219 estão no quadro e 1.402 são contratados.
Na pré-escolar são 661 no quadro e 176 contratados (837), no primeiro ciclo do Ensino Básico são 1.199 no quadro e 452 contratados (1.651), no segundo ciclo são 983 no quadro e 171 contratados (1.154) e no terceiro ciclo do ensino básico e no ensino secundário são 3.376 no quadro e 603 contratados (3.979).
Em termos de pessoal não docentes, temos 380 nos estabelecimentos, 295 nos infantários, 61 nos Jardins-de-Infância e 24 em creches.
Depois, em termos de escolas do primeiro ciclo do ensino básico com unidades de pré-escolar e unidades de educação pré-escolar isoladas, temos 1.157 trabalhadores.
Ao nível das escolas dos segundo e terceiro ciclos e secundárias, temos 1.644 funcionários. No total, são 3.226.
Em termos de novas admissões, teremos 14 funcionários para a escola do Curral das Freiras e seis para a da Achada, ambas novas escolas. Há ainda a registar outras dez admissões, cinco para Câmara de Lobos, 3 no Funchal (escolas da Pena, 2, e da Nazaré, 1), um para Santa e outro para São Vicente, estes dois últimos devido a aposentação.


51.161 alunos
Duas novas escolas



51.161 alunos vão frequentar o ano lectivo de 2009/2010, que começa a 21 de Setembro. Ou seja, menos 471 alunos do que no ano passado, reflexo da diminuição do número de nascimentos. No entanto, ao nível do secundário registaram-se mais 63 alunos. A diferença é maior ao nível do segundo ciclo.
Este ano, estarão inscritos em creches 2.911 crianças, 8.020 na pré-escolar e jardins-de-infância, 13.830 no primeiro ciclo e 7.600 no segundo ciclo. Há ainda a contabilizar mais 9.800 alunos no terceiro ciclo e 9.000 no secundário.
Refira-se ainda que foram colocadas, pela primeira vez, 465 crianças em idade de creche, 2.846 em jardins de infância e pré-escolar e 2.491 alunos.
No novo ano lectivo, serão disponibilizadas duas novas escolas: a escola básica com pré-escolar da Achada e da escola do segundo e terceiro ciclos do Curral das Freiras. Depois, serão concluídos os redimensionamentos das escolas do Lombo de São João (Ribeira Brava), Garachico e Campo de Baixo.





Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos