Entre 1 de Setembro e 9 de Outubro
O presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, vai proceder a cerca de 60 inaugurações, entre 1 de Setembro e 9 de Outubro, um pouco por toda a Região Autónoma da Madeira.
Na agenda oficial do líder madeirense constam as inaugurações de novos estabelecimentos de ensino, infra-estruturas rodoviárias, arranjos urbanísticos e bibliotecas, obras avaliadas em mais de 200 milhões de euros.
Em destaque a inauguração a 12 de Setembro do novo acesso Oeste a Santo Amaro e a 17 do mesmo mês, a obra da Câmara Municipal do Funchal em curso na Estrada Monumental, entre o Fórum Madeira e a Rotunda da Assicom.
A 25 de Setembro será a vez da abertura oficial da Avenida do Amparo. Trata-se da via que ligará a Estrada Monumental à Cota 200 com quatro faixas de rodagem (duas ascendentes e duas descendentes), sete rotundas, estacionamentos e passeios. A obra é da responsabilidade da Secretaria Regional do Equipamento Social, através da empresa RAMEDM, Estradas da Madeira, SA, e vai custar na totalidade cerca de 21 milhões de euros, incluindo os nove milhões de euros da construção do primeiro troço que já está em funcionamento.
A 2 de Outubro, Jardim inaugura a via expresso de ligação ao porto do Funchal. O traçado com um comprimento total de 1.146 metros, está orçada em 29 milhões de euros, tem início na rotunda do porto do Funchal e o fim na intersecção com o antigo Caminho do Pilar onde começa o nó da Levada do Cavalo de ligação à Estrada da Liberdade.
No início de Outubro, Alberto João Jardim inaugura no Funchal o Centro de Estudos de História do Atlântico, enquanto no dia 7, o chefe do Executivo preside à inauguração da nova estrada de acesso a Santo António, junto ao Madeira Tecnopolo. Nesse mesmo dia, o líder madeirense inaugura novas instações da Escola do Atlântico.
O presidente do Governo Regional apenas interrompe o ciclo de inaugurações a 26 e 27 de Setembro, por ocasião das eleições legislativas nacionais.
Até ao final do mês de Agosto, Alberto João Jardim tem ainda programadas as inaugurações das obras de beneficiação do porto marítimo do Porto Santo, as plataformas de apoio a feiras e exposições junto ao pavilhão multiusos da ilha e as novas instalações das Finanças.
Jardim participa em debate sobre o futuro do País
O presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, aceitou o convite para participar, a 3 de Setembro, num debate subordinado ao tema “Que Futuro de Portugal?”, iniciativa do DN de Lisboa.
No encontro que irá decorrer nas instalações do matutino lisboeta na Avenida da Liberdade, participam os ex-presidentes da República, Mário Soares e Jorge Sampaio, além de Adriano Moreira e Pinto Balsemão.
«Posso confirmar que já aceitei o convite para participar no debate em Lisboa», revelou ontem o líder madeirense no regresso às férias no Porto Santo, depois da participação nas celebrações religiosas de Nossa Senhora do Monte, presididas pelo bispo do Funchal, D. António Carrilho.
Cemitério de Santa Catarina ampliado
O presidente da Câmara Municipal do Porto Santo, Roberto Silva, visita amanhã as obras de ampliação do cemitério de Santa Catarina que deverão ser inauguradas em breve.
A intervenção da responsabilidade da autarquia é justificada com o facto do actual cemitério, implantado num terreno contíguo não ter as instalações necessárias para prestar um adequado serviço à população.
O novo projecto em fase de acabamento contempla uma sala de vigília, instalações sanitárias para o público e para os funcionários, uma zona administrativa, um gabinete médico, uma sala de autópsias, morgue e estacionamento.
Esta obra da Câmara Municipal do Porto Santo, orçada em cerca de 700 mil euros, resultou numa peça arquitectónica de referência, que dignifica o local e a função para que foi projectada.
Criar uma articulação entre o cemitério existente e o edifício, de modo a que este não seja um obstáculo físico, mas que ao delimitar aquele lhe preserva a intimidade e o recato próprio de um espaço como estes, foi ainda o objectivo da intervenção que será visita amanhã pelo elenco camarário.
Jornal da Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos