quinta-feira, 6 de maio de 2010

JARDIM INAUGURA A 31 DE MAIO A NOVA GARE DO PORTO DO FUNCHAL.

Inauguração da nova Gare com concerto e exposição

Data: 06-05-2010



A inauguração da nova Gare Marítima Internacional do Funchal vai acontecer no dia 31 de Maio, pelas 18 horas, sendo presidida pelo chefe do executivo regional, Alberto João Jardim.

A obra executada ao longo dos últimos dois anos será entregue à Administração dos Portos da Madeira (APRAM) no dia 20 de Maio, tendo Jardim escolhido o último dia do mês para inaugurar a mais emblemática infra-estrutura edificada na velha Pontinha.

Embora nesse dia não exista nenhum navio amarrado no porto, o evento ficará assinalado por um conjunto de manifestações que pretendem demonstrar o carácter multiuso da Gare. Em perspectiva está a organização de uma exposição com motivos alusivos ao mar, à construção e evolução do porto do Funchal, bem como um concerto num final de dia que procurará marcar o arranque da dinamização da actividade comercial e de animação que a APRAM também deseja para aquele espaço.

Nos dias subsequentes à inauguração estão previstos outros eventos associados ao festival Atlântico, pretextos para apresentar a Gare e os espaços multifunções contemplados ao 'trade'.

A APRAM pretende, numa fase posterior, trazer à Madeira algumas das mais importantes companhias de navegação de modo a sensibilizá-las para as condições que o porto do Funchal passa a oferecer, tentando, deste modo, que alguns operadores apostem na Madeira para base dos seus cruzeiros, iniciando e concluindo as suas viagens no Funchal.

O DIÁRIO sabe que na lista de convidados deverá figurar a gestora nacional responsável pelo Fundo de Coesão da União Europeia, não estando excluído um convite ao secretário de Estado dos Transportes, cujo chefe de gabinete é o madeirense João Figueira de Sousa.

Um convite que se reveste de grande importância numa altura em que o Governo da República prepara-se para alterar toda a legislação do sector portuário, de cabotagem e de Registo de Navios.

Com um investimento que ascendeu aos 12,8 milhões de euros, de recordar que as obras deste novo espaço do porto do Funchal tiveram o seu início em Julho de 2008.

Como curiosidade, de referir que o primeiro paquete a usufruir desta nova infra-estrutura será o 'Grand Voyager' que tem escala programada para o dia 3 de Junho, um navio que navega com bandeira portuguesa, pois está registado no Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR).


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos