Rui Moisés anunciou ontem o arranque de «uma obra há muito aguardada»
Os trabalhos de construção do Alargamento e Pavimento da Estrada Municipal da Cova dos Moleiros ao Lombo da Ilha, Freguesia da Ilha, no concelho de Santana, vão arrancar já no próximo Verão.
O anúncio foi feito ontem pelo presidente da Câmara Municipal de Santana, Rui Moisés, na cerimónia da abertura oficial da IX Exposição Regional do Limão.
«É uma estrada há muito aguardada, que vai dotar a Freguesia da Ilha de uma nova circular. No futuro, aqueles que visitarem esta freguesia, não terão de fazer o mesmo trajecto, podendo sair junto ao túnel que dá acesso à Achada do Marques», referiu o autarca.
A nova infraestrutura, realçou Rui Moisés, «é um investimento da Câmara em conjunto com o Governo Regional», que oferecerá futuras acessibilidades e, desse modo, «valorizar a Agricultura e a Habitação».
Por sua vez, o secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, Manuel António Correia, destacou o «grande esforço (por parte das entidades regionais) para criar um conjunto de infraestruturas, como a que o Sr. presidente da Câmara acabou de anunciar, que vão melhorar a vida das pessoas».
Considerou que «a Ilha é uma das freguesias da Madeira que demonstra desenvolvimento rural e sustentável», sendo exemplar também na área da formação académica. «É estimulante ver que, num dos locais mais recônditos da ilha da Madeira, as famílias e as entidades públicas criam condições para que todos tenham acesso à formação académica», preparando «os jovens e toda a sociedade para o futuro», disse.
Quanto à nona edição da “Exposição Regional do Limão - Festa do Limão”, Manuel António Correia enalteceu «o programa rico e atractivo, que traduz muito bem o povo da ilha, que se orgulha do seu passado, das suas tradições, da sua cultura».
Por outro lado, o governante adiantou que, este ano, estão inscritos para o Fundo de Apoio à Agricultura cerca de 12.000 agricultores, registando-se um acréscimo relativamente ano transacto. «Até hoje (ontem) de manhã já havi 11.808 inscritos. O ano passado registou 11.400 inscrições e o ano 2006 contabilizou 7.000». Ou seja, nestes últimos anos, a verba, disponibilizada pelo Governo Regional, através do Fundo Comunitário da União Europeia, «aumentou quatro vezes mais»,sendo este ano de 21 milhões de euros.
Dirigindo-se àqueles agricultores que ainda não receberam o apoio referente ao ano 2009, o governante garantiu que a ajuda será efectuada até ao Verão, clarificando que o atraso deve-se ao facto de ter havido necessidade de serem feitas algumas fiscalizações. Quanto aos inscritos este ano, «os apoios deverão chegar até ao próximo mês de Dezembro».
A IX Exposição Regional do Limão decorre até domingo com um programa diversificado que inclui muita animação musical.
Jornal da Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos