segunda-feira, 31 de maio de 2010

Escola das Mercês vai ser lar ou centro de dia

Proprietários do edifício têm projecto para espaço que vai fechar no Verão







Os proprietários dos terrenos e dos edifícios que compõem a Escola Secundária do Funchal, nas Mercês, têm projectos de âmbito social para aquele espaço. A Provedoria da Santa Casa da Misericórdia do Funchal diz que vai criar um um lar para a Terceira Idade ou um centro de dia na sua parte.
A Escola Secundária do Funchal, conforme recente notícia do DN do Funchal, fecha as portas neste Verão. O edifício será então devolvido à Santa Casa da Misericórdia do Funchal e à Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus.
O projecto da Santa Casa da Misericórida do Funchal deverá ainda incluir espaços para usufruto da própria instituição, como é o caso da sede.
Quanto à congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehohianos), que é dona dos terenos onde estão os pré-fabricados e instalações deportivas, não sabe ainda o que vai fazer do mesmo, se ele for devolvido pela Região.
O edifício em si é pertença da congregação, enquanto que o campo de jogos e a zona onde estão instalados os pavilhões são da Santa Casa da Misericórdia do Funchal.
A Escola Básica do Funchal (que acolhe o terceiro ciclo e que é conhecida como escola das Mercês, numa alusão à rua onde está situada), tem funcionado ali desde poucos anos após o 25 de Abril e chegou a ser composta por dois edifícios em locais distintos do Funchal (para além daquele espçao, havia ainda um edifício nos Ilhéus).
A Misericórdia, contactada pelo JM, sublinhou não ter ainda conhecimento oficial da medida, acrescentando, contudo, que o assunto já está a ser tratado no interior da organização.
Honório Gomes, Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Funchal, diz que há ideias para o espaço, que passam pela criação de um Lar Intergeracional e ainda pela sede da própria instituição.
No entanto, sublinha que se o Governo Regional quiser continuar a utilizar o edifício, mesmo para outros fins, não haverá problema.
Até porque a época actual é de crise e o investimento nunca será para já, devendo acontecer só daqui a alguns anos.
A Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus, através do padre superior Isildo Silva, diz não ter conhecimento das alterações, mas refere que a notícia não deixa de ser positiva para a instituição. No entanto, lembra que o prédio está arrendado ao Governo Regional e que este até pode querer continuar a ocupar o espaço, estando a instituição disponível para tal. «Se for devolvido, estudaremos o que fazer com aquele espaço, mas a solução a implementar será sempre no campo social».


Jornal da Madeira

3 comentários:

  1. Frequentuei essa escola de 80-82, no 7º, 8º e 9º ano, recordo-me tão bem desse espaço dos profs e dos meus colegas, será que alguma maneira de cheguar contacto com eles,...

    ResponderEliminar
  2. Eu frequentei nessa escola de 2008-2010 se nao me engano, foi do 5 ao 6 ano...
    Para falar a verdade nessa escola passei os meus melhores momentos.
    Lembro de toda a turma e de muitos professores os que eu gostava ate hoje tenho contato, os que eu odiava ate hoje do risada :)
    Porem fico marcada no coracao :)

    ResponderEliminar
  3. Eu frequentei nessa escola de 2008-2010 se nao me engano, foi do 5 ao 6 ano...
    Para falar a verdade nessa escola passei os meus melhores momentos.
    Lembro de toda a turma e de muitos professores os que eu gostava ate hoje tenho contato, os que eu odiava ate hoje do risada :)
    Porem fico marcada no coracao :)

    ResponderEliminar

Não serão aceites comentarios de anonimos