sábado, 29 de maio de 2010

Madeira medalhada

Presença em feira de vinhos londrina dá a conhecer prémios insulares







A Madeira voltou a marcar presença em Londres com um dos seus principais embaixadores, o vinho licoroso. Decorreu entre os dias 18 e 20 do corrente, na London International Wine Fair (LIWF), considerada uma das mais importantes feiras do mundo vínico.
A presença da Madeira fez-se através do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, em colaboração com as empresas produtoras/exportadoras de vinho Madeira.
A participação na feira visou o reforço da notoriedade e o posicionamento do vinho Madeira no Reino Unido, um mercado considerado tradicional, que desde a sua produção está ligado historicamente a este País.
Em 2009, o total exportado para a Grã-Bretanha foi de 305.722 litros, representando 1.728.082 euros. Constitui o segundo mercado de exportação e representa 11,88% do total exportado.
No primeiro dia do certame, a promoção do vinho Madeira foi reforçada com a realização de dois seminários com provas de vinho Madeira.
O primeiro seminário, promovido pela associação Circle of Wines Writer e tutorado por Charles Metcalfe, crítico de vinhos e fundador da Wine International Magazine, o tema foi “Disaster Relief” e teve como objectivo reforçar a promoção dos vinhos de regiões que foram afectadas por desastres naturais, caso da Madeira, Turquia e Chile.
Os vinhos Madeira em prova foram: vinhos Barbeito Boal 2001; Pereira D’Oliveira Colheita Verdelho 1981; Justino’s Madeira Colheita 1996 Fine Rich; Henriques & Henriques Medium Rich 1998 e Blandy’s Harvest Malmsey 2001.
O segundo seminário, promovido pelo IVBAM, foi tutorado por Trevor Elliot, conhecedor do vinho Madeira e membro da Association Of Wine Educators. Este Wine Educator tem vindo a desenvolver vários estudos sobre o vinho Madeira ao longo dos últimos 20 anos, e publicará no final deste ano um livro totalmente dedicado ao Vinho Madeira.
O tema do seminário foi “Madeira Blend’s” e estiveram em prova os seguintes vinhos: Pereira D’Oliveira Old Medium Dry; Vinhos Barbeito Sercial Old Reserve 10YO; Blandy’s Malvasia 15YO “Blend”; Justino’s Madeira Old Reserve 10YO Fine Rich e Henriques & Henriques Boal 15YO.
Os dois seminários suscitaram grande interesse nos convidados presentes e permitiram o aprofundar dos conhecimentos sobre o vinho insular.
Podemos evidenciar ainda que os resultados do International Wine & Spirit Competition, conhecido concurso de vinhos a nível mundial, foram divulgados na LIWF, tendo o vinho Madeira alcançado seis medalhas de ouro, sete medalhas de prata e 5 medalhas de bronze, na categoria de vinhos fortificados.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos