terça-feira, 11 de maio de 2010

1,2 milhões para recuperar 31 caminhos agrícolas

Grupo parlamentar do PSD visitou o concelho de Santana


A Câmara Municipal de Santana, com apoio do Governo Regional, vai investir 1,2 milhões de euros na recuperação de caminhos agrícolas. O anúncio foi feito ontem pelo deputado social-democrata, José Prada, no final de uma visita do grupo parlamentar do PSD à freguesia do Faial. Os caminhos agrícolas foram afectados pelos temporais que assolaram a Região, prejudicando os produtores do concelho. Ao todo são 31 caminhos que necessitam obras de beneficiação.





A O grupo parlamentar do PSD/Madeira esteve, ontem, na freguesia do Faial, visitando diversas estradas agrícolas afectadas pelo mau tempo.
A freguesia foi a mais fustigada pelos temporais do último Inverno sendo que o concelho necessita de cerca de 1,2 milhões de euros para recuperar as diversas caminhos agrícolas.
O deputado social-democrata, José Prada, declarou no final da visita que «o temporal afectou em especial os caminhos agrícolas tornando-os intransitáveis e prejudicando a vida de muitos agricultores desta freguesia e do concelho de Santana».
O parlamentar mostrou regozijo «quer pela Câmara Municipal de Santana quer pelo Governo Regional, que já estão a requalificar os caminhos, sendo que a estimativa de investimento, até 2013, é de 1.158.950 euros. Uma quantia avultada, mas imprescindível para melhorar a qualidade de vida dos agricultores e tornar os terrenos agrícolas mais acessíveis».
O deputado social-democrata não tem dúvidas de que «para existir agricultura é necessário bons acessos aos terrenos, que de outra forma é impossível lavrar os campos, semear e colher os produtos da terra. Os acessos são essenciais ao desenvolvimento de uma agricultura moderna, contemporânea, menos difícil para o trabalhador agrícola que já tem de trabalhar de sol a sol».
José Prada afirmou que a visita aos terrenos e estradas agrícolas «é uma forma de prestar homenagem ao agricultor», sendo que os investimentos do Governo Regional e da Câmara Municipal de Santana visam «contribuir para uma maior competitividade e sustentabilidade da agricultura, dar melhor qualidade de vida e de trabalho às populações».
Satisfeito pelas apostas do Executivo e da autarquia, o parlamentar considerou que as obras irão fazer com que «as pessoas e bens circulem mais rapidamente e os produtos escoem com maior rapidez e poderão surgir e melhorar pequenas unidades agrícolas e conseguir assim, um plano integrado de valorização e defesa ambiental».
José Prada reiterou a ideia de que «a modernização, reconversão e diversificação de actividades nas explorações agrícolas e garantir a melhoria das condições de vida dos agricultores, da qualidade de vida das populações e para a sua fixação nos espaços rurais, onde em muitos lugares se assiste a uma lenta desertificação».
No plano da autarquia estão 31 caminhos agrícolas que necessitam de obras de beneficiação pelas seis freguesias do concelho de Santana, sendo que as mais dispendiosas para a requalificação são as da Fajã do Mar, do Lombo Grande e da Banda do Sol.




Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos